Niemeyer no MAC USP

 
Oscar Niemeyer

Exposição comemora o centenário do arquiteto apresentando desenhos originais do acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

 

 

No próximo dia 15 de dezembro o arquiteto carioca Oscar Niemeyer completa 100 anos e o Museu de Arte contemporânea da Universidade de São Paulo inaugura a mostra Coleção Niemeyer, com 47 desenhos originais do arquiteto que pertencem ao acervo da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Com a exposição, será lançado o catálogo desse conjunto de desenhos, organizado por Rodrigo Queiroz e com textos de Julio Katinsky e Marco do Valle.

 

Os desenhos que integram a exposição foram realizados por Niemeyer em quatro momentos distintos. O mais antigo deles foi realizado em 1963, quando Niemeyer visitou a FAU USP. São quatro desenhos que mostram a preocupação do arquiteto com a pré-fabricação dos edifícios da Universidade de Brasília, como o Instituto de Teologia e o conjunto de habitação estudantil. Na segunda série de desenhos, Niemeyer apresenta um conjunto de edifícios de apartamentos em Salvador. Trata-se da apresentação do projeto, deixando perceber as linhas e perspectivas que propõem um novo modo de viver. O terceiro conjunto foi produzido por Niemeyer em uma palestra na FAU USP em 25 de outubro de 1995. Mais do que o registro da trajetória do arquiteto, os 21 desenhos constituem uma aula de arquitetura. No bloco de papel apoiado em um cavalete, Niemeyer realiza o traço preciso, empunhando a caneta na posição vertical, em movimento contínuo. O desenho representa o registro gráfico do movimento. Quando termina sua explicação o desenho está pronto. Registro e comentário andam juntos e são uma só forma de apresentar seu trabalho.

 

Em 12 de julho de 1997, Niemeyer foi entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, quando produziu o quarto conjunto de desenhos apresentado agora no MAC USP. Sentado em uma cadeira giratória, apoiando sobre as pernas o bloco de papel manteiga A3, o arquiteto criou uma série de desenhos de projetos então recentes como o Museu de Arte Contemporânea e o Caminho Niemeyer, ambos de Niterói. "Nos desenhos de Niemeyer as perspectivas são exceção. Sua predileção pelos desenhos em elevação evidencia seu desejo pelo vazio, distância necessária entre o homem e a construção, fator fundamental para a apreensão plena de sua arquitetura", diz o arquiteto e curador da exposição, Rodrigo Queiroz. Com esta exposição, a Universidade de São Paulo se aproxima da obra do arquiteto justamente no momento em que ele cria o projeto de adequação do edifício que o Museu de Arte Contemporânea da USP deverá ocupar no Ibirapuera, a partir de 2009.

 

A exposição Coleção Niemeyer pode ser visitada até 17 de fevereiro de 2008, de terça a sexta das 10 às 18 horas, sábados e domingos das 10 às 16 horas. O MAC USP está localizado na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária. A entrada é franca e as visitas orientadas, também gratuitas, podem ser agendadas no telefone (11) 3091.3328.

 

 

Exposição                  Coleção Niemeyer

Curadoria                      Rodrigo Queiroz

Abertura                       15 de dezembro de 2007, 11 horas

Encerramento               17 de fevereiro de 2008

Funcionamento             Terça a sexta, das 10 às 18, sábado e domingo das 10 às 16 horas

Local                            MAC Sede – Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária

Telefone                       (11) 3091.3039

Agendamento               (11) 3091.3328

                                   Entrada franca

                                   www.mac.usp.br
 

Sérgio Miranda - jornalista
imprensa e divulgação
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 3091.3018 I 3091.1118 I smiranda@usp.br
www.mac.usp.br


Imprima com responsabilidade

 

Nenhum comentário: