Dança/TD - Teatro de Dança - 30/11 e 1º/12

O balé clássico pela maior representante da dança clássica do país: Aracy de Almeida

 

Em dezembro, o TD – Teatro Itália/Teatro de Dança - programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) – abre sua programação com a Especial Academia Dança de Ballet, que apresenta, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro o espetáculo A Magia do Ballet, com direção geral de Aracy de Almeida e Guivalde de Almeida. O espetáculo tem técnicas de dança e trilha sonora clássicas.

 

 

Especial Cia. de Danças Clássicas

            Fundada em julho de 1989, é dirigida por Aracy de Almeida e Guivalde de Almeida, e é uma das principais representantes da dança clássica do Brasil. A Cia. reúne em seu elenco os mais importantes bailarinos brasileiros da atualidade, premiada em diversos concursos internacionais e tem em seu repertório os principais clássicos como Giselle, La Bayadère, O Quebra-Nozes, Don Quixote, O Lago dos Cisnes e Paquita, bom como obras contemporâneas de importantes coreógrafos brasileiros e estrangeiros como Victor Navarro, Anselmo Zolla, Tíndaro Silvano, Ruben Terranova, Jhean Allex, Andréia Thomioka, entre outros.

A Cia. tem como convidados bailarinos Danil korsuntsev (Kirov Ballet), Reyneris Reyes (Boston Ballet), Thiago Soares e Roberta Márquez (Royal Ballet), Joan Boada (San Francisco Ballet), Cecília Kerche e Ana Botafogo (Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro).

A Cia. faz temporadas regulares na capital paulista nos Teatros São Pedro e Sérgio Cardoso e viaja por todo país levando suas coreografias aos mais distantes municípios.

 

Aracy de Almeida

            Estudou com Marilia Franco, Gil Saboya e Lia Marques; formou-se com louvor na Escola Municipal de Bailados de São Paulo tornando-se Primeira Bailarina. Numa época distante, Aracy foi aplaudida por milhares de platéias em recitais e concertos contribuindo sobremaneira para a popularização da dança. Foi uma das maiores interpretes dos grandes papéis clássicos do repertório tradicional como a Princesa Auroras de A Bela Adormecia e Nykia em La Bayadére.

Dançou nos principais teatros do Brasil e América Latina. Ao dedicar-se ao ensino, Almeida lecionou durante 30 anos na Escola Municipal de Bailados e instaurou, com a Especial Academia de Ballet, uma das mais respeitáveis instituições de ensino do balé clássico em todo o Brasil.

É também delegada regional de CBDD, órgão este vinculado a UNESCO França-Paris, membro da Royal Academy of Dance. É diretora-fundadora da Especial Cia de Danças Clássicas, atual Cia. Brasileira de Danças Clássicas.

 

Guivalde De Almeida

            Diretor artístico da Especial Academia de Ballet, iniciou seus estudos em dança clássica sob a direção de sua mãe, Aracy de Almeida, aprimorando-se na carreira de professor e ensaiador. Fez cursos de aperfeiçoamento da Escola Cubana de Ballet com as professoras Ramona de Saá e Niurka Naranjo.

É um dos mais requisitados repositores de balés de repertório do Brasil trabalhando nas mais conceituadas escolas e grupos, obteve grande êxito com suas versões de Don Quixote, O Lago Dos Cisnes, Giselle e La Bayadère. Obteve inúmeros prêmios e medalhas como melhor maitre de ballet, melhor ensaiador e melhor repositor. Seus alunos já representaram o Brasil por todo o mundo, nos mais importantes concursos de ballet como Varna, New York, Jackson, Lausanne, Nagoya, Buenos Aires, Havana e alguns deles hoje brilham como solistas de companhias dentro e fora do nosso país. É jurado dos mais importantes concursos de ballet no Brasil atuando também como professor convidado nos mais diversos eventos de dança.

Guivalde também é o idealizador e diretor das "Temporadas do Ballet Russo em São Paulo" o maior curso de verão da América Latina, trazendo ao Brasil os maiores pedagogos da Escola Russa de Ballet.  

 

Programação

 

30/11 e 01/12 – Hor.: 20h, Dur.: 105 min., com intervalo Rec.: livre, Preço: 15,00 e 7,50

"A Magia do Ballet" - Especial Academia Dança de Ballet

Ficha Técnica

Direção Geral: Aracy de Almeida e Guivalde de Almeida

Coreografia: Guivalde de Almeida e Jorge Peña a partir da original de Marius Petipá e Alexander Gorsky Música: Leon Minkus.

 

Teatro Itália, TD- Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República

E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares / Ar-condicionado / Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais / C.C. Visa e Visa-Eletron / Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.

Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - quarta a domingo: a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingresso.com

Logo PinupcópiaINFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques

www.canalaberto.com.br

 

Nenhum comentário: