ZARATHUSTRA DE NIEZSCHE

"Zaratustra"
 
Da obra de Friedrich Nietzsche
 
Encenação da obra de Nietzsche celebra o dia dos professores e o aniversário do filósofo.
 
Com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o espetáculo "Zaratustra" será apresentado no dia 15 de Outubro, dia dos professores. A peça é o resultado do processo colaborativo entre Flávio Rocha, Pascoal da Conceição, Amanda Rodrigues e Ricardo Moranez.
 
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de Outubro de 1844 em Röcken na Alemanha e faleceu no dia 25 de Agosto de 1900 em Weimar naquele mesmo país. Aos 25 anos foi nomeado professor de Filologia na universidade de Basiléia, na Suíça, onde desenvolveu esta atividade por dez anos.
 
"Juntamente com Marx e Freud, Nietzsche é um dos autores mais controversos na história da filosofia moderna. Nietzsche quis ser o grande "desmascarador" de todos os preconceitos e ilusões do gênero humano, aquele que ousa olhar, sem temor, aquilo que se esconde por trás de valores universalmente aceitos, por trás dos ideais que serviram de base para a civilização e nortearam o rumo dos acontecimentos históricos".
 
O livro "Assim Falou Zaratustra" é considerado a obra máxima do filósofo.
 
A peça é uma adaptação do prólogo, que compõe a primeira parte do livro e narra a história de Zaratustra, homem que ao completar 30 anos deixou tudo para trás e foi viver na montanha em busca de sabedoria.
 
Dez anos depois Zaratustra sente que está pronto. Desce da montanha para junto dos homens, mas os homens não o compreendem e o rejeitam. Porém, ele ama os homens e levará a sua jornada adiante, mesmo com todos os obstáculos.
 
O espetáculo é uma homenagem ao pensamento de Nietzsche no dia de seu nascimento,
 
15 de Outubro, às 20:00h
auditório do Memorial da América Latina
entrada é franca.

Nenhum comentário: