"No Ar" as 120 semifinalistas da Segunda edição do Prêmio Cultura Viva

 

Já está "no ar" a lista das 120 semifinalistas da 2ª edição do Prêmio Cultura Viva

 

 

Avaliadores da 2ª edição do Prêmio Cultura Viva selecionam iniciativas de todo o país.

 

 

Desde o dia 24 de setembro encontra-se disponível no site www.premioculturaviva.org.br, a relação das 120 iniciativas semifinalistas selecionadas por 240 avaliadores das cinco regiões  brasileiras.

 

As iniciativas

A composição das 120 iniciativas semifinalistas apresenta um panorama representativo do território brasileiro, com 24 estados e o Distrito Federal marcando presença nas seis categorias desta edição.  O conjunto de iniciativas apresenta 14 semifinalistas da Região Norte, 31 da Nordeste, 15 da Centro Oeste, 22 da Região Sul e 38 da Sudeste, acompanhando a proporção das inscrições recebidas.

 

O processo de seleção

As 120 iniciativas semifinalistas passaram por duas etapas de seleção. "Os projetos enviados passaram por uma análise preliminar, uma avaliação da proposta e finalmente um grupo de pareceristas ou avaliadores, se reuniu para discutir impasses e similaridades de avaliação", explica a pedagoga e mestre em Ciências da Informação Zilda Kessel. "Nós, os avaliadores, tivemos a assessoria do CENPEC com direito a Manual do Avaliador, além do Regulamento do Prêmio, que indicaram claramente quais eram as regras", afirma Zilda.

 

Para o avaliador gaúcho Régius Ramos, o sistema de avaliação da 2ª edição do Prêmio Cultura Viva o surpreendeu pela organização e transparência tanto nos objetivos quanto na estratégia de seleção. "Recebemos projetos da nossa região, e para não haver conflitos, não recebemos projetos de nossas cidades, por exemplo", explica o ator, diretor e produtor cultural Ramos. Os avaliadores atuaram em duplas para trocar impressões sobre as iniciativas e para isso contaram com o apoio da coordenação técnica do Prêmio. Fóruns foram criados para esclarecimento e discussão dos critérios. "Os fóruns foram enriquecedores. Sugeri vários livros e textos para auxiliar meus colegas", diz o produtor cultural.

 

"A ferramenta que nos guiou para a seleção dessas iniciativas foi fundamentalmente o Regulamento do Prêmio Cultura Viva", avalia Giancarlo Soares, economista brasiliense que participa pela segunda vez como parecerista. "Os critérios de avaliação são claros. Estão à disposição dos internautas no sítio do Prêmio Cultura Viva. O importante é que não houvessem conflitos de interesses e esse objetivo foi alcançado pela organização da 2ª  edição do Prêmio Cultura Viva", avalia o economista.

 

As próximas etapas

A próxima etapa do processo é a seleção das 42 iniciativas finalistas que receberão técnicos em visita e passarão pela última etapa de seleção, que premiará três iniciativas em cada uma das seis categorias de inscrição, em evento programado para dezembro de 2007.

 

A Lista das 120 semifinalistas está no site oficial: www.premioculturaviva.org.br

 

A Central de Atendimento ao Público do Prêmio Cultura Viva funciona de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 horas (horário de Brasília) pelo número 0800-707-9209.

Consulte o site www.premioculturaviva.org.br para conhecer as iniciativas semifinalistas e em que categorias elas foram selecionadas. Para qualquer dúvida envie e-mail para premioculturaviva@cenpec.org.br

 

Informações sobre a segunda edição do Prêmio Cultura Viva:
a.. Para comentar e sugerir: www.premioculturaviva.multiply.com
b.. Para adicionar no Orkut: Comunidade Prêmio Cultura Viva

 

 

 

Mais informações para imprensa

Cultura em Ação – Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável: Thereza Dantas

Fone: 11- 3333-3030/ r 218 – celular: 11-8317-6850

thereza@revistaraiz.com.br

 

 

 

 

Nenhum comentário: