V Mostra Cinema e Religião no CCSP - De 25 de setembro a 7 de outubro/grátis

APOIO NA DIVULGAÇÂO
Jornal Virtual das Artes  -
http://jornaldasartes.blogspot.com/
http://www.overmundo.com.br/perfil_blog/jornal-virtual-das-artes
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3617580

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Centro Cultural São Paulo e da 8U Produtora e Distribuidora, a V Mostra Cinema e Religião conta com os apoios da AF Cinema e Vídeo, Cinemateca Brasileira, Cinemateca da Embaixada da França, dos consulados do Canadá, Costa Rica e Japão em São Paulo, Ellis Entertainment Corporation, Fundação São Pedro - Lynxfilm, Goethe Institut, Projeto Vídeo Nas Aldeias, Ruth Diskin Films e Sheherazad Media International (SMI).

Segundo o curador da Mostra, César Augusto Sartorelli, a Mostra de Cinema e Religião existe desde 2003, sempre promovida pela Secretaria Municipal de Cultura na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo. Ela se iniciou com uma postura panorâmica e, a partir da segunda edição, elegeu temas: Religião e Magia (2004), Religião e Sexualidade (2005) e Religião e Mitologia (2006).

"Em 2007, com o tema 'Ritos de Passagem: nascer, viver e morrer' , teremos num primeiro momento mais literal uma cinematografia que trata dos ritos de passagem das várias etapas que compõem uma vida comum: batismo para nascimento e entrada na religião, de maioridade quando da passagem de rapazes e moças para a condição de adultos, iniciáticos para os que entram na vida religiosa como sacerdotes, finalizando com os de morte, quando deste último ritual de uma vida humana.", afirma Sartorelli, que é Mestre em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo e trabalha com gestão cultural e curadoria desde 1986.

De acordo com o curador, nesta linhagem dos grandes ritos de passagem, acontecerão dois encontros em forma de palestras: um explicando suas características na tradição judaica e outro, na muçulmana. "Num segundo momento, a questão da passagem e dos ritos caminha para um sentido mais ordinário, da marcação de um tempo menor, que é o mote de uma infinidade de ritos que permeiam o dia a dia de toda tradição religiosa: a Missa a cada 7 dias dos cristãos, o Shabat, as 5 orações diárias do Islamismo, etc.", informa o gestor cultural.

As religiosidades africana, afro-brasileira e indígena estarão em destaque este ano, através de filmes franceses, alemães e produzidos pelos próprios indígenas, como o documentário "Wai'a Rini: O Poder do Sonho", do xavante Divino Tserewahu. Entre os demais destaques estão o jacareiense "Sapucaia" de Sílvia Bigareli e Victor Menezes, o documentário Dança das Cabaças - Exu no, de Kiko Dinucci, o inédito e autoral Le Totem Étranglée, de Artur Matuck e Rudi Anker, ea exibição de 3 filmes que participaram da edição de 2006 da mostra de Cinema e Religião Religion Today, que se realiza em Trento Itália.

DIC- assessoria de imprensa

Centro Cultural São Paulo/Galeria Olido

Tel. 3383-3463/3464

 

 

V mostra de cinema & religião - Religião e ritos de passagem: nascer, viver e morrer

de 25/9 a 7/10

 

apoio: AF Cinema e Vídeo, Cinemateca Brasileira, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Consulado Geral da Costa Rica, Consulado Geral do Japão em São Paulo, Ellis Entertainment Corporation, Fundação São Pedro - Lynxfilm Produções Audiovisuais, Goethe Institut, Projeto Vídeo Nas Aldeias, Ruth Diskin Films Ltda. e Sheherazad Media International (SMI)

 

Idade recomendada: 14 anos - retirada de ingressos: uma hora antes de cada sessão - Sala Lima Barreto - entrada franca

 

O ciclo tem como mote a discussão da religião, da crença, tendo como suporte o audiovisual. Neste ano a mostra aborda os ritos de passagem.

 

Programação

dia 25 - terça

16h

nDança das cabaças - Exu no Brasil

(Brasil, 2006, cor, 55min - suporte DVD)

direção: Kiko Dinucci

Documentário sobre a divindade africana Exu, no imaginário brasileiro. Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Iorubá, Exu foi marginalizado, passou por um processo de demonização e seus atributos originais foram ocultados.

nSevera romana

(Brasil, 2006, cor, 16min - suporte DVD)

direção: Bio souza, Sue Pavão, Rael Helyan

A cidade de Belém/PA é o cenário da tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada e prestes a dar à luz. No dia 2 de novembro de 1900, ela é brutalmente assassinada pelo cabo Ferreira. Morre a mulher e nasce o mito, uma Santa Popular.

nMemória poética - São Francisco Xavier

(Brasil, 2004-2007, cor, 25min - suporte DVD)

direção: Anahí Santos, Gabriela Leirias

Documentário com entrevistas com antigos moradores de São Francisco Xavier e performances que dialogam com o lugar e com as histórias coletadas. Destaca-se Dona Dita, rezadeira de 100 anos de idade, expoente da força da religião católica.

nLe tótem Étranglée

(Brasil, 1988, cor, 17min - suporte DVD)

direção: Artur Matuck e Rudi Anker

Theothil Mayer, um dos maiores intérpretes contemporâneos de poesia, criou personagens para um poema do dramaturgo Antonin Artaud. Este poema é uma seqüência de sons que remetem à glossolalia, fenômeno religioso em que os possuídos falam em outras línguas, durante o transe.

18h

nDiário da chuva fina

(Japão, 1988, cor, 116min - suporte 16mm, legendas em português)

direção: Shinichiro Sawai

História de amor não consumado entre uma mulher e um homem. Seu primeiro encontro foi num rito fúnebre e, 20 anos depois, retomaram sua relação, que passou pela promessa de serem enterrados juntos.

20h

nVá indo que eu já vou

(Brasil, 2006, cor, 15min - suporte DVD)

direção: Rubem Barros e Marcelo Perez

Documentário que trata da morte, sobretudo da maneira como imaginamos o nosso falecimento e seu entorno.

nDia de decisão

(Day break, Irã, 2005, cor, 85min - suporte DVD, legendas em português)

direção: Hamid Rahmanian

No Irã a pena de morte é regida pelo direito islâmico. De acordo com este preceito os familiares da vítima decidem como deverá ser a aplicação da pena. Baseado em acontecimentos verídicos.

 

dia 26 - quarta

16h

nOvertime

(França, 2004, cor, 5min - suporte 35mm, legendas em português)

direção: Damién Ferrié

Pequenas bonecas de pano encontram seu criador morto, em seu ateliê. Sem compreenderem o que ocorreu, elas tentam reencontrar seu cotidiano.

nOs retornados

(Lês revenants, França, 2004, cor, 110min - suporte 35mm, legendas em português)

direção: Robin Campilo

Os mortos voltaram em massa. Milhares de pessoas falecidas deixam os cemitérios e invadem as cidades do mundo inteiro. A

questão é como reinserir todos esses "retornados" à sociedade.

18h

nCasamento proibido

(Brasil, 2002, cor, 56min - suporte DVD)

direção: Flavia Fontes

História de Hedir, paraplégico desde os 15 anos, que foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica por causa de uma lei do Vaticano, que diz que um homem precisa ser capaz de copular para poder casar.

nReligiões tribais - descrevendo as religiões mundiais

(Spurensuche - Die Weltreligionen Auf Dem Weg, Alemanha, 1999, 57min, cor, suporte DVD)

direção: Hans Kung

Procurando uma visão mundial unificadora das religiões tribais, o teólogo católico Hans Kung mostra seu ponto de vista do coração da Austrália e da África, retratando seus rituais espirituais.

20h

nDebate

Ritos de passagem na tradição islâmica

Com Sheik Armando e Edgar de Vasconcelos

Debatedor: sheik Armando (é missionário pela Paz Mundial, formado pela Mesquita Brasil de São Paulo, especializado em cultura e religião islâmicas) mediador: César Augusto Sartorelli (mestre em Ciência da religião pela PUC/SP)

Quarta, às 20h - Sala Lima Barreto

nFilho de Maria

(Pesar-e Maryam, Irã, 1999, cor, 71min - suporte DVD, legendas em português)

direção: Hamid Jabelli

Rahman, um menino que entrega leite em uma vila no Noroeste do Irã, é o cantor de orações na mesquita local. É atraído pelo ícone da Virgem Maria na igreja cristã do vilarejo e desenvolve uma forte amizade com o padre responsável pelo local.

 

dia 27 - quinta

16h

nAs irmãs Makioka

(Japão, 1983, cor, 140min - suporte 16mm, legendas em português)

direção: Kon Ichikawa

Quioto em 1938. As irmãs Makioka se reúnem anualmente para o tradicional rito de passagem do tempo na cultura japonesa, quando florescem as cerejeiras. Baseado no romance de Jun'ichiro Tanizaki, mostra os conflitos entre as afinidades amorosas das irmãs e os tabus que impedem que se casem com pessoas de status inferior.

18h30

nIaô - a iniciação num terreiro Nagô

(Brasil, 1988, P&B, 70min - suporte DVD)

direção: Geraldo Sarno

Documentário sobre os africanos da língua Iorubá, que foram trazidos para o Brasil para trabalhar como escravos. Seus descendentes conservam suas tradições, que sobreviveram às ofensivas da cultura dos brancos. Inspirada na tese acadêmica Os Nagôs e a morte, de Juana Elbein dos Santos.

nOs mestres loucos

(Lês maîtres fous, França, 1955, P&B, 30min - versão original em francês e legendas em português)

direção: Jean Rouch

O filme revela as práticas rituais de uma seita religiosa. Os praticantes do culto Hauka, trabalhadores nigerianos se reúnem em Accra para uma grande cerimônia anual.

nO dono da dança

(Dono da danza, Costa Rica, 2002, cor, 15min - suporte DVD, falado em espanhol)

direção: Alejandro Tosatti

O dono da dança é um médico, um investigador da tradição de um ritual dançante que se realiza durante a procissão de Corpus Christi, no Panamá. Ele trata da relação entre o Supremo e o dançarino e da sua história e preparação.

20h30

nDesmundo

(Brasil, 2002, cor, 100min - suporte 35mm)

direção: Alain Fresnot

Em 1570, chega ao Brasil um grupo de órfãs enviadas pela rainha de Portugal para desposar os primeiros colonizadores. Uma delas se casa contra a vontade com um fazendeiro e acaba se envolvendo com um cristão novo que pratica em segredo ritos judaicos.

 

dia 28 - sexta

16h

nA escalada do Chimborazo

(Die Besteigung des Chimborazo, Alemanha, 1989, cor, 96min - suporte 16mm, legendas em espanhol)

direção: Rainer Simon

Um rapaz parte de uma fazenda nos Andes para escalar Chimborazo, a montanha mais alta da região. Ele tem um interesse especial pelos índios das aldeias que encontra aos pés do Chimborazo, e por sua cultura, e utiliza os ideais da Revolução Francesa para fazer valer, no mundo indígena, os mesmos direitos de qualquer outra civilização.

nFesta da moça

(Brasil, 1987, cor, 18min - suporte DVD)

direção: Vincent Carelli

O documentário retrata o ritual de iniciação feminina dos índios Nhambiquaras e o ritual de furação do lábio e do nariz dos jovens, costume que haviam abandonado há mais de vinte anos.

18h

nDiga a meus amigos que já morri

(Dites a mes amis que je suis mort, França, 2003, cor, 90min - suporte DVD, legendas em espanhol)

direção: Nino Kirtadzé

Um carro invade a sala de uma casa antes de ser coberto por uma cortina negra. Os mortos e seus objetos fazem parte da vida cotidiana. Então, eles bebem e depois riem, comem e choram. A família do defunto nunca está sozinha: os próximos estão lá - a rádio, a televisão. E quando começa a cerimônia de condolências, tudo se mistura. O outro lado da morte é confundido, o real entre em metamorfose: alegria de viver e mistério da morte, inseparáveis, como se a vida celebrasse sua vitória sobre a morte. Tudo isso sob o olhar de uma mulher, Nino.

nBoa viagem Ibantu!

(Brasil, 2000, cor, 18min - suporte DVD)

direção: Vicent Carelli

Quatro jovens de diferentes regiões do Brasil são convidados a viajar até a aldeia dos Krahô, no Estado do Tocantins. Eles chegam cheios de expectativas e idéias preconcebidas e a integração é imediata. Participam das cerimônias e dos trabalhos realizados na tribo, são batizados e recebem nomes indígenas.

20h

nFesta da moça

nO preço do perdão

(Le prix du pardon, França/Senegal, 2001, cor, 90min - suporte DVD, legendas em português)

direção: Mansour Sora Wade

Um espesso nevoeiro cobre durante vários dias uma aldeia da Costa Sul do Senegal. O velho religioso está moribundo, não pode executar os ritos e seu filho deve substituí-lo na tarefa.

 

dia 29 - sábado

16h

nWai'á Rini, o poder do sonho

(Brasil, 2001, cor, 65min - suporte dvd)

direção e fotografia: Divino Tserewahú - edição: Cleiton Capelossi

Documentário sobre a cerimônia de iniciação do povo Xavante, realizada a cada 15 anos e que introduz o jovem na vida espiritual.

nO oráculo

(The oracle, Canadá, cor, 60min - suporte DVD, legendas em português)

produção: Ellisent Entertainment/ VisionTVInternational

Documentário que examina o fenômeno de transe e possessão a partir de uma das mais dramáticas manifestações: O Oráculo Estatal do Tibete.

18h10

nYasemin

(Alemanha, 1986, cor, 86min - suporte 16mm, legendas em espanhol)

direção: Harb Bohm

História de amor entre uma jovem turca nascida e criada na Alemanha, com um jovem alemão. Fora do ambiente familiar, na cidade de Hamburgo, ela assimilou valores que são radicalmente diferentes dos trazidos da Turquia pela geração dos pais.

nDo outro lado do céu

(Brasil, 2001, cor, 20min - suporte DVD)

direção: Vincent Carelli - edição: Tutu Nunes - realização: TV Escola/Ministério da Educação

A religiosidade e o sentido místico da cultura indígena, tendo como referência as tribos Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Maxacali (MG).

20h

nImperativo

(Alemanha, 2000, cor/P&B, 100min - suporte 16mm, legendas em português)

direção: Krzysztof Zanussi - elenco: Robert Powell, Brigitte Fossey, Sigfrit Steiner

Um jovem entra em crise existencial e tenta desvendar questões sobre o sentido da vida e sobre os conceitos de liberdade e fé.

 

dia 30 - domingo

16h

nSamía

(França, 2000, cor, 73min - suporte 35mm, legendas em português)

direção: Philippe Falcon

Uma jovem que vive na periferia de Marselha sente-se sufocada pelas crenças e tabus que ela respeita, mas não compartilha. Ela vive clandestinamente seu primeiro namoro e descobre que terá de assumir sozinha as suas escolhas.

nVá indo que eu já vou

nO olhar de Pannwitz

(Der Pannwitzblick, Alemanha, 1991, cor, 92min - suporte 16mm, legendas em espanhol)

direção: Didi Danquart

Documentário sobre deficientes físicos e sobre a forma como lidamos com deficiências. Fragmentos de filmes de propaganda nazista, do longa-metragem ICH KLAGE AN e dos chamados filmes didáticos, que atacam o que a ideologia fascista considerava como "vida indigna".

19h

nO seminarista

(Brasil, 1976, cor, 93min - suporte 35mm)

direção: Geraldo Santos Pereira - elenco: Raul Cortez, Nildo Parente, Liana Duval, Jotta Barroso

Rapaz prestes a se ordenar padre renuncia a tudo pelo seu amor de infância. Baseado no livro de Bernardo Guimarães.

21h

nJogo feito

(Les Jeux Sonts Faits, França, 1947, P&B, 65min - suporte 16mm, legendas em português)

direção: Jean Delannoy - elenco: Micheline Presle, Marcel Pagliero, Charles Dullin, Marguerite Moreno

Primeiro roteiro original de Sartre para o cinema. Pierre e Eve, após suas mortes, conhecem-se e se apaixonam; são autorizados a voltar a viver, por 24 horas, para tentar concretizar seu amor.

 

dia 2/10 - terça

16h

nO preço do perdão

nFesta da moça

18h

nLiberdade 1

(Liberte 1, França/Senegal, 1961, cor, 87min - suporte 16mm, legendas em português)

direção: Yves Ciampi

Durante a construção de uma estrada o engenheiro-chefe se depara com um imprevisto: o traçado vai passar por um lugar santo e venerado.

nDo outro lado do céu

20h

nO diabo manco

(Le diable boiteux, França, 1948, 120min, P&B, suporte 16mm, legendas em português)

direção: Sacha Guitry - elenco: Sacha Guitry, Lana Marconi, Maurice Teynac

Passagens da vida do diplomata Tayleyrand (1754-1838), que serviu a seis regimes, de Luís XV a Luis Filipe: o acidente na infância, que o deixou manco, a ordenação e a elevação a Bispo, a facilidade de mudar de lado político, o sucesso com as mulheres, sua mania de conspiração e suas traições.

 

dia 3/10 - quarta

16h

nO seminarista

nBoa viagem Ibantu!

18h

nO nono dia

(Der neunte tag, Alemanha, 2004, cor, 97min - suporte DVD, legendas em português)

direção: Volker Schlöndorff - elenco: Ulrich Matthes, August Diehl, Hilmar Thate, Bibiana Beglau

Em 1942, o padre Henri Kremer recebe nove dias de liberdade do campo de concentração para decidir se deve convencer sua igreja a colaborar com os nazistas ou não. Dependendo da decisão, ele, sua família e confrades presos serão mortos. Baseado em trechos do diário do religioso Jean Bernard.

20h

nDebate

Ritos de passagem na tradição judaica

Debatedor: Rabino Alexandre Leone (ordenado pelo Jewish Teological Seminary of América de Nova Iorque e doutorando em Cultura Judaica pela FFCLH USP)

Quarta, às 20h - Sala Lima Barreto

 

nAliança: a mulher, Deus e tudo

(Covenant: woman, God and all between, Israel, 2005, cor, 53min - suporte DVD, legendas em português)

direção: Nurit Yinen

O processo de gestação de uma criança. Oito dias após o nascimento é feita a cerimônia de circuncisão, o pai abençoa e a mãe observa o rito.

 

dia 4/10 - quinta

16h

nIaô - a iniciação num terreiro Nagô

nSevera romana

nMemória poética - São Francisco Xavier

18h

nDiário da chuva fina

20h

nImperativo

 

dia 5/10 - sexta

16h

nOferendas

nSapucaia

(Brasil, 2007, cor, 24min - suporte DVD)

direção: Sílvia Bigarelli e Victor Menezes

O filme é estruturado em três blocos temáticos: barro, veias do Vale e Sapucaia - vida, morte, vida. O resultado é um mosaico do patrimônio cultural da região do Vale do Paraíba e suas transformações cíclicas (urobóricas) e seus renascimentos.

nYasemin

18h15

nSamía

nOs mestres loucos

20h

nAs irmãs Makioka

 

dia 6/10 - sábado

16h

nDança das cabaças - Exu no Brasil

nReligiões tribais - descrevendo as religiões mundiais

18h

nDia de decisão

nFilho de Maria

21h

nDesmundo

 

dia 7/10 - domingo

16h

nVá indo que eu já vou

nOs retornados

18h10

nCasamento proibido

nWai'árini, o poder do sonho

20h15

nO diabo manco

 

Dança das Cabaças - Exu no Brasil

   Dança das cabaças - Exu no Brasil é uma investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro.
  Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba, Exu foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro,  onde seus atributos originais foram ocultados. Exu que na África era caracterizado como o princípio da vida, a força que move os corpos, a dinâmica, o senhor dos caminhos e das encruzilhadas, a principal ponte entre os mortais e as divindades que habitam o além, passa a ser visto como a personificação do mal perante o modelo cristão, devido ao seu seu símbolo fálico e seu comportamento astucioso.  Dirigido por Kiko Dinucci, o filme passa pelas diversas vertentes das religiões afro-descendentes, dos candomblés (de tradição Nagô, Gege, Bantu), Tambor de Mina, passando pela Umbanda e Quimbanda. Dança
das Cabaças-Exu no Brasil  conta com participações de Sacerdotes e estudiosos.    Projeto contemplado pelo prêmio FunCultura de Guarulhos-SP.


 


 

Le Totem Etrangleé

 

A partir do poema fônico de Antonin Artaud,Theophil Maier concebeu uma interpretação dramática e vocal.

 

O mesmo Theophil Maier elaborou um roteiro de   interpretaçao a partir da segmentaçao do texto  e da diferenciação de caracterização dramática,  gestual e vocal das várias partes. O roteiro para video foi elaborado em conjunto   com a presença de Theophil Maier, Marialice Haidar, Rudi Anker, Mauricio Frank, Marlene Nascimento e  Artur Matuck.

 

As gravações, realizadas em dois dias, tiveram como locação uma fábrica têxtil, atualmente   abandonada, construida no século passado. Os espaços internos amplos, as engrenagens, os  vazios, as portas e janelas semi-destruidas, a   escassa invasão da vegetação propiciaram um cenário  insólito mas adequado ao texto de Artaud.

 

Theophil Maier transformou o texto de Artaud   nas frases de um demente, de um militar, de um religioso, de um torturado. Os cenários e o  figurino foram selecionados de acordo com o sentido   da interpretação de Maier para cada uma das cenas.

 

As cenas foram captadas pela câmera de Mauricio Frank (sob orientação da direção e em contacto direto com o ator-intérprete), com iluminação apenas natural, aproveitando-se as sombras e luzes projetadas pelo sol através do espaço. Além disso, utilizaram-se espelhos metálicos flexiveis em duas cenas, criando-se imagens anamorfomizadas. A edição seguiu a ordem original do texto de Artaud.

Vai indo que eu já vou

"Vai indo que eu já vou" é uma expressão popular usada com diferentes sentidos. Um deles expressa, com o uso de ironia, o desejo de desvincular-se de seu interlocutor.

O documentário Vai indo que eu já vou trata do imaginário da morte, sobretudo da maneira como fantasiamos a nossa própria morte e o seu entorno. Onze moradores da cidade de São Paulo, das mais diversas procedências e classes sociais, tecem uma narrativa conjunta e fragmentada acerca de suas experiências fúnebres - o primeiro cadáver que viram, as tradições culturais de seus lugares de origem, os sonhos e visões premonitórias - além de projetar como gostariam que fosse sua cerimônia de despedida.

Um cineasta e escritor, um irlandês ex-padre, duas donas-de-casa e um mecânico pernambucanos, um mexicano dono de restaurante, um dono de cemitério, uma florista, duas jovens vendedoras e uma produtora deixam de lado o pudor e revelam como querem as coisas "naquela" hora.


Ficha Técnica
Vai indo que eu já vou, documentário em vídeo, 15 minutos, Brasil, 2006.
Direção: Marcelo Perez e Rubem Barros
Contato: (11) 8127-5595/3022-8036
marceloperezmarcelo@yahoo.com.br; rubembarros@uol.com.br


Nenhum comentário: