Tropa de Elite merece aplauso

    Tropa de Elite é sem duvida um filme primoroso e mostra todos os culpados envolvidos na violência que assola nossas cidades por causa da questão das Drogas.

    Em tropa de Elite vemos os reais culpados pela violência:

    - Corrupção Policial

    - Políticos Corruptos

    - O Sistema social conivente com a Corrupção (isso mesmo todos nos que consumimos qualquer produto que envolva a fabrica de violência)

    - As Ongs que entram em parcerias com criminosos e os defendem.

    - A Violência da Policia nesta guerra

 

    Ou seja, a única vitima de todo este processo é a população para qual os policias pedem que saiam da frente da mira dos policiais.

    Na minha ótica as únicas vitimas e heróis de tal estrutura são aqueles que mesmo exposto à miséria, à violência não se tornam agentes desta mesma violência, não sucumbem aos apelos de ganho de dinheiro fácil, não fazem comercio comprando produtos dos traficantes, não aceitam a propina...

 

    Que lado desejaremos estar nesta Guerra? Temos que sempre ver muita humanidade nos criminosos e nenhuma nas reais vitimas?

 

    Tropa de Elite trás temas sérios aos debates sobre a violência... O fato de tal filme ter sido pirateado acendeu em muitos o desejo de vê-lo seja nos cinemas ou por meio da pirataria... Mas tal filme vai além de tal marketing incidental e possui qualidades gritantes que nos faz desejar aplaudir novamente o cinema nacional por conseguir retratar nossa realidade de modo coerente e nos fazer pensar sobre as reais raízes da violência...

 

    Tropa de elite não nos faz apenas questionar o padrão da violência cometida pelos policiais dentro do contexto que estão inseridos, nos faz pensar em nossas próprias responsabilidades dentro do processo da violência...

 

    Ponderemos dentro do roteiro quem ganha com a violência?

    - O Papa por mostrar sua bondade e obrigar uma limpa antes de sua chegada a um local onde a violência historicamente ocorre.

    - As igrejas evangélicas que consideram as drogas como coisa do demônio atraindo o dinheiro dos parentes e ex-viciados.

    - Os políticos Corruptos que usam do sistema de corrupção da policia e do jogo do bicho para terem lucros pessoais ou bancarem suas candidaturas.

    - Os traficantes que para sobreviverem dentro de seu contexto entram no trafico de drogas.

    - As ongs que ganham recursos para teoricamente combaterem problemas sociais alimentados pelos políticos corruptos, pois de tais problemas tiram seus lucros.

    - Os integrantes de ongs que fazem acordos com traficantes.

    - Nos burgueses lucramos prazeres com os produtos do trafico de drogas e achamos normal nossa ligação com o trafico de drogas no aspecto de consumidores.

    - Os grandes traficantes que nunca são presos.

    - Algumas esquerdas que usam as drogas para obterem dinheiro para aquisição de armas que serão usadas para que obtenham o poder e possam compor um politiburgo que detenha o poder até hereditário.

    - As direitas que investem na repressão e no moralismo, e usam toda a violência gerada pelas drogas como uma justificação da manutenção no poder de suas oligarquias hereditárias.

   

    Enquanto este quadro negro com muitos ganhando com a violência do trafico de drogas, vemos nossos políticos eleitos tanto os das esquerdas, como os do centro e os da direita apenas buscando seus lucros pessoais e aparelhar o estado com seus afilhados políticos enquanto a população paga toda a conta por meio de seus impostos..

 

    Suponhamos, que as drogas fossem hoje liberadas quanto a seu consumo... Todos os que ganham, acima descritos, iriam perder seus lucros, até mesmo os burgueses que por não ser mais proibido tal consumo perderiam a auréola de proibição que tanto cativa a tantos sequiosos por efetivarem pequenas transgressões controladas... ongs perderiam suas verbas... o dinheiro da corrupção acabaria... Tais que lucram jamais iriam permitir isso.

 

    Os únicos que ganhariam com o fim da proibição das drogas seria a população pobre que não faz parte do trafico de drogas... mas tal não tem o mesmo poder político que tantos dignitários e detentores do poder econômico, político e policialesco...

 

    Viva o filme tropa de Elite que trás à baila tantas considerações validas de serem feitas... este mercê o maior premio que não será um troféu e sim acordar a muitos até para os lucros daqueles que alegam serem bons, mas ao comungarem pela cartilha dos traficantes estão apoiando a perpetuação da violência...

 

    Muitos só consideram como sendo vitimas um dos lados da história... Há vitimas dos dois lados... os algozes não são somente os traficantes .... nem só os policiais .... somos até nos ao acharmos normal este quadro inteiro de coisas...

   

    As passeatas pela paz deveriam sair quando traficantes, população ou policiais morrem e não apenas quando traficantes morrem...

 
 
 
   
    _,_._,___

Nenhum comentário: