Carnaval No Brasil - conferências gratuitas ao vivo pela net

Apoio Cultural na Divulgação
JORNAL VIRTUAL DAS ARTES
http://jornaldasartes.blogspot.com/
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3617580
jornaldasartes@gmail.com

 

CARNAVAL DO BRASIL

 

Programa "Cultura e Pensamento" coloca em debate, no Rio de Janeiro e em Salvador, a maior festa popular do mundo

 

Pesquisadores, jornalistas, intelectuais, artistas e "fazedores" do carnaval vão se reunir, nos meses de setembro e outubro, no Rio de Janeiro e em Salvador, para discutir a teoria e a prática da maior festa popular do mundo. No Rio, os encontros acontecem entre os dias 18 e 21 de setembro, na Fundição Progresso. Já na capital baiana o projeto vai de 8 a 11 de outubro nos teatros Castro Alves e Vila Velha.

 

Criado pela Fundição Progresso, que também organiza o "Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas" o projeto "Carnaval do Brasil" é apoiado pelo programa "Cultura e Pensamento", do Ministério da Cultura, destinado a fomentar a reflexão, o diálogo e a circulação de idéias para democratização do conhecimento, formulação de políticas públicas e o desenvolvimento cultural do país. Outros 11 projetos, que vão de sítios na Internet a estudos sobre música erudita, foram selecionados nos editais e serão desenvolvidos ainda em 2007 pelos seus proponentes.

 

Os encontros do projeto "Carnaval do Brasil" terão o formato de debates, cujas mesas tratarão dos temas: "Imagens do Carnaval", "O Carnaval Nacional", "A História do Carnaval" e "Organização do Carnaval". Nesta última, uma grande assembléia entre os principais realizadores dos carnavais de rua do Rio e de Salvador, que irão discutir e elaborar políticas públicas com o objetivo de organizar melhor a folia. As palestras e debates serão transmitidos ao vivo pela internet. O link estará disponível no portal www.cultura.gov.br/culturaepensamento

 

 

Os debates

 

A primeira mesa, "Imagens do Carnaval", abordará a estética da festa com apresentação e análise de trabalhos audiovisuais, no dia 18 de setembro, na Fundição Progresso. Os debatedores serão: Sérgio Cabral, jornalista; Rui Castro, escritor; Rogério Reis, fotógrafo; Marcos Vinícius Faustini, diretor teatral e documentarista, autor de "Carnaval, bexiga, funk e sombrinha"; Chacal, poeta e diretor do filme "Charme da Simpatia"; e Fred Góes, escritor e professor. A composição da mesma mesa em Salvador ainda será divulgada.

 

A segunda rodada de debates, no dia 19 de setembro, no Rio, e no dia 9 de outubro, em Salvador, reunirá pesquisadores da temática carnavalesca dos quatro cantos do país. Será a mesa "Carnaval Nacional" com participação de Maria Laura Cavalcanti como mediadora, e dos debatedores Isidoro Alves, do Pará, antropólogo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Liliane Guterrez, doutora em antropologia (Universidade Caxias do Sul (UCS e UNILASALLE - RS); Paulo Miguez, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutor em comunicação em culturas contemporâneas e Gonzalo Aaroz, antropólogo boliviano.

 

A terceira mesa será composta por historiadores, antropólogos, jornalistas e artistas, que irão discutir a "História do Carnaval". Os debatedores no Rio, no dia 20 de setembro, serão os jornalistas TT Catalão (DF), Felipe Ferreira, professor e pesquisador da UERJ, o compositor João Roberto Kelly ("O rei das marchinhas") e o  escritor Ruy Castro. Em Salvador, no dia 10 de outubro, os participantes serão Vovô do Ilê Ayê, João Jorge (fundador do Olodum) e o jornalista TT Catalão. O artista popular no Rio de Janeiro Márcio Libar será o mediador.


Um dos pontos altos do projeto será uma assembléia entre os principais realizadores do carnaval de rua no Rio e em Salvador, com o tema "Organização do Carnaval". O objetivo será discutir e elaborar políticas públicas para o carnaval, pela perspectiva do "folião cidadão". No Rio, o evento acontece no dia 21 de setembro tendo como convidados os principais blocos do carnaval de rua da cidade: Bloco Céu na Terra, Cordão do Boitatá, Rancho Flor do Sereno, Banda de Ipanema, Cordão da Bola Preta, Bangalafumenga, Cacique de Ramos, Bip bip,  Suvaco do Cristo, Escravos da Mauá, Monobloco, entre outros. Os relatores serão Adriana Schneider e Paulo Miguez. O mesmo acontece em Salvador no dia 11 de outubro, mas com outros participantes: Ivana Souto, coordenadora do carnaval do Pelourinho; além de Márcio Libar e representantes dos grandes e pequenos blocos carnavalescos da capital baiana.

 

 

O Projeto "Carnaval do Brasil" é apoiado pelo Programa Cultura e Pensamento - um conjunto de ações que incentivam o debate crítico. O seu propósito é ampliar os fóruns de reflexão e diálogo em torno de temas relevantes da agenda contemporânea. Uma iniciativa do MinC, com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo. É coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e co-realizado pela TVE-Bahia, pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP), pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo Ministério da Educação (MEC). As demais agendas, projetos e acervo do Cultura e Pensamento estão publicados no portal  www.cultura.gov.br/culturaepensamento.

 

 

SERVIÇO

 

"CARNAVAL DO BRASIL"

Programa Cultura e Pensamento / 2007 

De 18 a 21 de setembro no Rio de Janeiro 

De 8 a 11 de outubro em Salvador

 

18/set – 3a.f

MESA 1 - Imagens do Carnaval: Registros de um imaginário 

Análise do imaginário carnavalesco, através de vídeos e fotografias.

Debatedores:

Rogério Reis (Fotógrafo)

Marcos Vinícius Faustini (Diretor teatral e Documentarista)

Chacal (Poeta)

Ruy Castro (Escritor)

Sergio Cabral (Historiador e Jornalista)

Mediador: Fred Góes (Compositor, Professor e Pesquisador em Música Popular / UFRJ e CNPq)

 

19/set. – 4a.f

MESA 2 – O Carnaval Nacional: o debate e a pesquisa dentro e fora das Universidades  

Com a participação de pesquisadores das cinco regiões do país, discutindo a produção intelectual sobre o tema e as diferentes manifestações desta festa no país e na América Latina. 

Debatedores:

Maria Laura Cavalcanti  (Professora Doutora em Antropologia – IFCS / RJ)

Isidoro Alves (Antropólogo – MCT / PA)

Liliane Stanisçuaski Guterres (Professora Doutora em Antropologia – UCS – UNILASALLE / RS)

Paulo Miguez (Professor – UFRB, Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas / BA)

Gonzalo Araoz (Antropólogo e Pesquisador – UCSM-UK / Bolívia)

Mediadora: Maria Laura Cavalcanti 

 

20/set. – 5a.f

MESA 3 – A história do Carnaval: a retomada do passado no presente  

Um olhar sobre a transformação do carnaval até os dias atuais, discutindo a festa tradicional, a festa "turística" e as manifestações de novos grupos de foliões.
Debatedores:

TT Catalão (Músico, Publicitário, Poeta, Jornalista / DF)

João Roberto Kelly (compositor de marchinhas de sucesso)

Arthur Xexéo

Felipe Ferreira (Professor Doutor do Instituto de Artes da UERJ)

Eliane Costa (uma das fundadoras do "Escravos da Mauá")

Mediadora: Adriana Schneider (Atriz e Doutora em Antropologia)

 

21/set. – 6a.f

MESA 4 – Organização do Carnaval: As Políticas Públicas para o Carnaval e o Folião Cidadão   

Assembléia para elaboração de políticas públicas para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro.

Relatores: Adriana Schneider e Paulo Miguez

Convidamos todos os representantes dos blocos carnavalescos cidade do Rio de Janeiro a comparecerem com suas idéias e sugestões.

 

Rio de Janeiro - de 18 a 21 de setembro - das 19h às 21:30h

na Parada da Lapa - Rua dos Arcos, 24 (esquina da Fundição Progresso)

 

veja a programação em:

 

www.cultura.gov.br/culturaepensamento  (transmissão em link ao vivo pela internet)

www.fundicao.org

 

infos: (21) 2220-5070 - carnaval@fundicao.org

 

 

Programa Cultura e Pensamento/2007

 

Mais informações:

 

Assessoria de Comunicação da Fundição Progresso

Paula Gomes - (21) 2220 5070 /  7815 6060

paula@fundicao.org

 

 

Assessoria de Imprensa Cultura e Pensamento

Belém Comunicação

Kátia Carneiro katia@belemcom.com.br 
(21) 9978 2881 , (21) 3826 2490

Nenhum comentário: