Argila em Curso - MAC SP

A Argila como veículo de auto-conhecimento, criatividade e expressão

Sil Farina mestranda do Programa Interunidades em Estética e História da Arte, especialista em Monitoria em Artes (MAC USP), especialista em Arte Terapia (Sedes Sapientiae) e graduada em Comunicações e Artes (FAAP).

 

O curso pretende levar ao participante o contato com a argila na forma mais pura e tátil que o material sugere, ensinando as técnicas básicas da cerâmica para a confecção de objetos utilitários, artísticos ou decorativos e desenvolvendo a criatividade através da plasticidade da argila. Além de abordar as questões técnicas que envolvem o uso do material, Sil Farina caminha por uma vertente terapêutica que permite ao aluno conhecer os próprios limites para ampliá-los e modificá-los, descobrir seus potenciais e sua capacidade criadora e elaborar um repertório novo e eclético de pensamento que auxilie na solução de problemas. Desse modo, o curso visa motivar a construção de uma expressão plástica permeada por intenções, sentimentos e emoções.

 

Programa

Acompanhado de exercícios verbais e escritos para desbloqueio e relaxamento e utilização de música como suporte, o curso vai abordar técnicas de modelagem com argila como:

- "Técnica da Bola" (cinzeiros / vasos)

- "Técnica da Lastra" (placas / murais / cachepôs)

- "Serpentina" (confecção de peças que necessitam estreitamento e alargamento)

- "Técnica Mista I" - Bola + Lastra.

- "Técnica Mista II" - Bola + Serpentina.

- Exercícios de textura na argila.

- Com o tema "cubo", fazer uma peça abstrata.

- Com o tema "Esfera", fazer uma peça abstrata.

- Confecção de peças abstrato-figurativas

- Iniciação para a escultura.

Público alvo

Artistas plásticos, arte-educadores, estudantes de arte e pessoas interessadas em técnicas dos trabalhos cerâmicos e no desenvolvimento criativo e artístico através da argila. Possibilidade de formação de grupos especiais para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.

 

Vagas

30

 

Preço

R$ 270,00

 

Importante

Procedimento para inscrição: preenchimento de ficha, entrega de cópia de documento de identidade e pagamento da taxa, o que deve ser feito no próprio local (note que o endereço de inscrição é diferente do endereço onde acontece o curso).

 

Informações

(11) 3091-3559 - ceema@usp.br

Duração: 24/09 a 17/12/2007
Horário: Segundas-feiras, das 14h30 às 16h00
Local: MAC Ibirapuera - Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso - Parque Ibirapuera
Inscrição: 10 a 24/09/2007, das 14 às 17h30, no MAC USP Cidade Universitária - Rua da Reitoria, 109A

Nenhum comentário: