ARCO 2008 - Incrições


fonte: Ministério da Cultura - Maíra Guedes

Entidades de direito privado sem fins lucrativos, qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), poderão participar do Concurso de Projetos para a Feira Internacional de Arte Contemporânea 2008 (ARCO 2008) a se realizar de 13 a 18 de fevereiro.

Interessadas têm até o dia 9 de outubro para elaborar o projeto e preparar toda a documentação exigida. Neste mesmo dia, às 10h30, haverá uma Sessão Pública na qual a Comissão Especial Julgadora avaliará as propostas recebidas e selecionará as que forem consideradas habilitadas para a segunda etapa do concurso.

A OSCIP vencedora realizará os serviços de produção cultural e de suporte logístico para a participação brasileira na ARCO 2008 e em todos os eventos paralelos programados pelo Ministério da Cultura em Madri (Espanha), que ocorrerão entre os meses de janeiro e abril do próximo ano. O valor disponibilizado para o trabalho melhor avaliado é de até R$ 2.220.000.

O edital, uma parceria do MinC - por meio do Comissariado da Cultura Brasileira no Mundo da Secretaria Executiva - com a OSCIP, tem como objetivos amplificar a divulgação da cultura brasileira na Espanha; diversificar a percepção do Brasil e da cultura brasileira, extrapolando estereótipos e preconceitos; intensificar as relações comerciais entre os dois países, no campo da artes plásticas e do audiovisual; aproximar artistas e produtores brasileiros e espanhóis para futuros projetos conjuntos; entre outros.

Os envelopes com a documentação e com o projeto devem ser entregues, das 9h às 10h, no Setor Comercial Local Residencial Sul 502, Bloco B, Lotes 08/12, Térreo, em Brasília. Veja o edital.

Feira Internacional de Arte Contemporânea
Em sua 27ª edição, a Feira Internacional de Arte Contemporânea - voltada à apresentação e comércio da produção artística na área de artes visuais - homenageará o Brasil. O evento é anual e conta com a participação de mais de 300 galerias de todo o mundo.

O Brasil terá um espaço de mil metros quadrados para organizar a exposição de obras de pelo menos cem artistas, por meio de suas respectivas galerias. Os curadores que farão as escolhas são o diretor do Museu de Arte Moderna do Recife, Moacir dos Anjos; e o professor de História da Arte e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Cândido Mendes, Paulo Sérgio Duarte.

Nenhum comentário: