Projeto "Páginas de Aventura" - Teatro - SP

  POPULARIZAÇÃO DO TEATRO
 
Por ser um espetáculo voltado à conscientização a preservação do livro e do meio ambiente, a Cia Vip seleciona um dia da semana e uma região para fazer  apresentações a preços populares, visando possibilitar o acesso ao teatro e a formação do seu público.
 
ESPETÁCULO:"PÁGINAS DE AVENTURA"
TEATRO: Ruth Escobar  
END: Rua dos Ingleses,
DATA: 23 de agosto
HORA:10:00hs e 14:30hs
   
*Viaje conosco numa deliciosa aventura em defesa da natureza*
 
                                                    RELEASE
Quem nunca viajou nas páginas de um livro?
Páginas de Aventura conta a história de Gabi, uma menina muito sapeca. Certa vez, de castigo em casa por ter feito mal as lições da escola e por maltratar seus livros, revolta-se e joga o livro contra a parede. Como num passe de mágica sai dele Visconde de Sabugosa. Sábio como ele só, fala sobre os benefícios da leitura e tenta convencê-la a gostar de ler e cuidar dos livros.
Gabi tem um trabalho sobre preservação da natureza para entregar no dia seguinte. Pede ajuda a Visconde, e é prontamente atendida. Num jogo mágico, entram no livro, dentro da história de Anauá, uma árvore, a última de uma espécie rara de madeira de lei, que fala e tem sentimentos, protegida pela índia Kiara e cobiçada por Sr. Dunck, um madeireiro malvado, e Pacóvio, seu ajudante atrapalhado. Tentam de todo jeito derrubar a última árvore, mas Visconde, Gabi e Kiara, com a ajuda da platéia, conseguem conscientizá-los da importância da preservação da floresta. Como pena que eles próprios se impõem, como pedido de desculpas, comprometem-se a estudar e fazer campanhas a favor da ecologia e educação das pessoas.
No final do espetáculo os atores promovem um debate para apresentar o material utilizado em cena.
Na saída será montada uma exposição de peças artesanais confeccionados a partir do reaproveitamento e reciclagem de materiais diversos de uso cotidiano. Os personagens distribuem sementes para estimular a consciência ecológica.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
Páginas de aventura é um texto sugestivo, bom para se trabalhar em sala de aula, por se tratar de um assunto polêmico e atual: a recuperação e preservação do meio ambiente. Outro ponto importante é a valorização da leitura e cuidados com os livros inclusive os didáticos para que possam ser reutilizados por outros alunos. E para finalizar propõe um trabalho de conscientização iniciando-se na própria escola.


A AUTORA E A OBRA
Fabrícia Viana Vivas, natural de Ilhéus-BA atriz, produtora cultural engajada no meio teatral desde 1992, escreve para o público infantil desde 1998 e teve alguns de seus textos encenados com grande sucesso em São Paulo. Nos últimos sete anos prestou serviços à empresa Coca-Cola Femsa, em diversas caravanas culturais com seus textos e produções. Páginas de Aventura é um texto inédito que vem conquistando aprovação e interesse entre os conhecedores do teatro e literatura infantil.

PROPOSTA DE DIREÇÃO
Colocar no palco uma obra tão complexa exige, antes de tudo, amor pelo trabalho e conhecimento das necessidades sociais que ela aborda. Prestar nossos serviços à criança nos remete a um compromisso com a educação e com o futuro do planeta. O lúdico envolve, prende, estimula a imaginação. Escolhemos trabalhar com cores, luzes e efeitos a fim de prender a atenção e obter melhor assimilação do tema.


A HISTÓRIA
Gabi é uma criança como as outras, esperta e inteligente, porém quando se fala em fazer suas tarefas e cuidar dos livros, tem preguiça. Certa vez, irritada por ser obrigada a ler e por ter maltratado seu livro, joga-o contra a parede. Sai dele um de seus personagens e se propõe a ajudá-la em sua tarefa. Embarcam num mundo mágico onde vivem uma intensa aventura para salvar a última árvore de uma floresta desmatada, habitada por uma índia solitária. Juntos lutam para recuperar a natureza perdida e convencer Duck, um madeireiro explorador e Pacóvio, seu ajudante, a estudar e a gostar dos livros, para assim entenderem o bem e o mal e desistirem das crueldades que cometem.


A MONTAGEM
Segue um ritmo lúdico, considerando o fator surpresa, a magia e o lirismo, como elementos essenciais no ritmo e desenvolvimento do enredo. Enfatiza o jogo dramático, a música, movimentação e efeitos especiais nas transformações e mudanças de ambiente. Enfoca valores como a união, esforço, dedicação e respeito. Cenários e figurinos seguem uma linha original, criação coletiva da própria equipe, 100% confeccionados com material reaproveitado e reciclado, parte artesanalmente, parte em parceria com entidades e empresas que trabalham com esses produtos.


CIA VIP EVENTOS E PRODUÇÕES CULTURAIS
Fundado no ano 2000 pelo ator/diretor Augusto Valente e a atriz/cenógrafa/autora Fabrícia Vivas, A Cia Vip teve como proposta inicial atender ao público de eventos e feiras culturais. Neste período ganhou grandes parceiros como Coca Cola, Philips e Colégio Mackenzie com espetáculos educativos direcionados ao público infantil e jovem. Logo no ano seguinte (2001) lançou-se no teatro com a produção infantil "O Patinho Feio", seguida (2002) de "João e o Pé de Feijão" e "A Onça e o Bode, Um dia a casa cai". Em 2003 foi a vez de "Vidas Secas" da obra de Graciliano Ramos, em parceria com a Cia Realce, um trabalho de grande aceitação do público. 2004 "Iracema, A virgem dos Lábios de Mel" trouxe novas expectativas ao grupo. 2005 "Zumbi, rei de Palmares" confirmou a boa fase seguindo em 2006/2007 "O Mulato" de Aluízio Azevedo. O mais novo feito da equipe é a montagem de PÁGINAS DE AVENTURA, uma obra em defesa do meio ambiente e da educação.
A proposta itinerante fez com que o grupo levasse seus espetáculos a diversas cidades do interior do Estado de São Paulo e outros Estados.

E mais:
Mostra Sesc Cariri em 2004 pelos Municípios cearenses: Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda;
Mostras em Recife e Olinda em 2005;
Projeto Sertão Cultura. Trabalhos voluntários com apoio da Apaeb-BA, com apresentações e workshop no sertão baiano em junho de 2005.

Trabalhos montados pela Cia Vip
- Vidas Secas;
- João e o Pé de Feijão;
- Os brinquedos da Bebel;
- Chapeuzinho Vermelho em Aquecimento global não Juvenal;
- A Onça e o bode: Um dia a Casa Cai;
- Iracema, A Virgem dos Lábios de Mel;
- O Mulato;
- O Patinho Feio;
- O Casamento de Dona Baratinha;
- Zumbi, Reis dos Palmares;
- O Casamento Suspeitoso.


FICHA TÉCNICA
Texto – Fabrícia Vivas
Direção – Maithê Alves
Músicas – Rafael Burgath
Trilha sonora – Clomildo Suette
Cenário – Jô Costa
Figurinos – Gesilda Mendes
Produção Executiva – Cia Vip
Adereços – Dayane Mendes
Assessoria de imprensa – José Dantas

ELENCO
Andréa Leite
Vinícius Galliatto
Gesilda Mendes
Jô Costa
Renato Alves

CONCLUSÃO
A Cia Vip considera a arte elemento de formação de caráter e grande modificador da realidade. Estar ao lado da educação na árdua tarefa de formar cidadãos é um grande desafio. Por isso vem se empenhando durante todos esses anos, e quer continuar por muitos outros contribuindo com a boa formação e informação aos nossos jovens e crianças, formando assim, nossos sucessores na responsabilidade pela reconstrução do mundo em que vivemos. Esperamos que a informação séria e responsável, transmitida de forma descontraída e bem humorada, possa produzir o efeito desejado por todos nós.

CONTATO: (11)3947-9601 / 3462-8465 / 3453-1677 / 9399-6840 / 9902-9936

EMAIL:

Nenhum comentário: