Curso Livre Cultura e Mercado - 3º edição

 

Instituto Pensarte abre inscrições para a terceira

edição do Curso Livre Cultura e Mercado

 

Profissionais como Cláudio Prado (Coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura), Fabio Cesnik (especialista em incentivo fiscal à cultura) e Leonardo Brant (presidente da Brant Associados) ministrarão as aulas 

 

O Instituto Pensarte, organização sociocultural de interesse público, recebe até 17 de agosto inscrições para a terceira edição do Curso Livre Cultura e Mercado, que será realizado de 22 de agosto a 19 de dezembro, em São Paulo. Dividido em três eixos – cenário, conceito e práxis –, o curso abordará temas relevantes ligados à prática cultural e será ministrado por renomados profissionais do setor.

 

Para abrir o curso, o Pensarte promoverá a aula magna "Diversidade Cultural, Mestiçagem, o Monstro" no dia 15 de agosto, das 19h às 22h. Ela será ministrada pelo cientista político e Doutor em História Social pela Universidade de Paris I, Giuseppe Cocco. A entrada é gratuita e as inscrições deverão ser feitas antecipadamente pelo e-mail cursos@pensarte.org.br ou pelo telefone (11) 3667-9859.

 

"Reformulamos e ampliamos o programa desta edição do Cultura e Mercado, incluindo novos conteúdos. A proposta é que sejam abordadas questões atuais e de grande relevância do cenário cultural", explica o presidente do Instituto Pensarte, Bento Andreato. Foram selecionados 18 temas para serem discutidos durante as aulas. Entre eles, estão: diversidade cultural, culturas populares, jornalismo cultural independente, cooperação internacional e redes culturais. Estes temas serão abordados por fundadores, diretores e consultores do Instituto Pensarte, além de pesquisadores e pensadores de renome internacional.

 

O Coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura, Cláudio Prado; a Coordenadora de Comunicação Institucional da Avon Brasil, Cida Medeiros; o especialista em incentivo fiscal à cultura e sócio do Cesnik Quintino & Salinas Advogados, Fabio Cesnik; o fundador do Pensarte, curador do Curso Livre Cultura e Mercado e presidente da  Brant Associados, Leonardo Brant; o editor do Cultura e Mercado, Carta Maior e 100 canais, Eduardo Carvalho; e o Professor de Economia da Cultura da Universidade Cândido Mendes, Sérgio Sá Leitão, estão entre os profissionais que ministrarão as aulas.

 

Além das informações transmitidas durante o curso, os alunos terão acesso a um site exclusivo, onde encontrarão bibliografias, materiais de suporte, fóruns de discussão, além de textos complementares. Alguns conteúdos estarão disponíveis para download.

 

As aulas do Cultura e Mercado acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 22h, ou aos sábados, quinzenalmente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Cada uma destas turmas terá 60 vagas. O curso tem carga horária de 54h, ao custo de R$ 540,00 (que podem ser parcelados em até 3 vezes). O Pensarte concederá bolsas de estudos por meio de um processo seletivo. Mais informações pelo  telefone (11) 3667-9859, cursos@pensarte.org.br, ou ainda pelos sites www.pensarte.org.br, www.culturaemercado.com.br

 

Temas – Curso Livre Cultura e Mercado

 

Aula Magna: Diversidade Cultural, Mestiçagem, o Monstro – Giuseppe Cocco

 

[Cenário] Políticas Culturais – Hamilton Faria

 

[Práxis] Cultura Política – Caia Fittipaldi

 

[Conceito] Diversidade Cultural – José Márcio Barros

 

 

[Cenário] Acesso à Cultura (A2K) – Pedro Paranaguá

 

[Práxis] Redes Culturais – Bento Andreato

 

[Conceito] Direitos e Liberdades Culturais – Marta Porto 

 

 

[Cenário] Economia da Cultura – Sérgio Sá Leitão

 

[Práxis] Gestão Cultural – Minom Pinho

 

[Conceito] Cultura Digital – Claudio Prado

 

 

[Cenário] Cultura de Vida – Cida Medeiros

 

[Práxis] Arquitetura Cultural – Leonardo Brant

 

[Conceito] Jornalismo Cultural Independente – Eduardo Carvalho

 

 

[Cenário] Financiamento à Cultura – Fábio Cesnik

 

[Práxis] Leis de Incentivo à Cultura – José Maurício Fittipaldi

 

[Cenário] Culturas Populares – Marcelo Manzzati

 

 

[Cenário] Cooperação Internacional – Lala Deheinzelin

 

[Conceito] Democracia Cultural – André Martinez

 

[Práxis] Democracia Cultural – André Martinez

 

Instituto Pensarte - Desde 2000, quando foi fundado pela Brant Associados, o Instituto Pensarte, organização sociocultural de interesse público que compõe uma rede de mais de 400 associados representados nas cinco regiões do país, vem disseminando informações e promovendo atividades que contribuem para a transformação da sociedade por meio da cultura. Com esse propósito, o Instituto desenvolve programas contínuos e complementares, tais como cursos, seminários e debates sobre Política Cultural, Mercado Cultural, Direito Autoral e Patrimônio Cultural que inserem a cultura na política pública e privada e interagem os diversos agentes deste setor, além de conscientizar a sociedade brasileira sobre a sua importância.

 

Na área de pesquisas, o Instituto – membro da Global Alliance for Culture, Diversity/Unesco, International Network for Culture Diversity e Global Committee on Creative Economy/ South Cooperation Unit  (Onu) –, ainda possui uma parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), chamada Fundata Cultural, que mapeia  o perfil, a atuação e as atividades das Fundações atuantes na área cultural.

 

Serviço:

 

Curso Livre Cultura e Mercado

Inscrições até 17/8

Período: de 22 de agosto a 19 de dezembro (quartas-feiras, das 19h às 22h, ou sábado, quinzenalmente, das 9h às 12h e das 14h às 17h)

Local: Instituto Pensarte - Alameda Nothmann, 1029, Campos Elíseos.

Carga Horária: 54h.

Valor: R$ 540 (parcelado em até 3 vezes)

Informações pelo telefone (11) 3667-9859 ou cursos@pensarte.org.br

www.pensarte.org.br / www.culturaemercado.com.br.

 

Aula magna "Diversidade Cultural, Mestiçagem, o Monstro"

Data: 15/8, das 19h às 22h.

Local: Instituto Pensarte - Alameda Nothmann, 1029, Campos Elíseos

Grátis (inscrições antecipadas)

Informações pelo telefone (11) 3667-9859 ou cursos@pensarte.org.br

www.pensarte.org.br / www.culturaemercado.com.br

 

Mais Informações
Assessoria de Imprensa Instituto Pensarte - Foco Jornalístico (www.focojornalistico.com.br)

Regina Cintra ou Carolina Nicolai – (11) 3023-5814 / 3023-3940

regina@focojornalistico.com.br / carolina@focojornalistico.com.br

 

 

Nenhum comentário: