30 Dias para o resultado do premio Cultura Viva

O Brasil ouviu o chamado para a 2ª edição do Prêmio Cultura Viva

Números de inscrições demonstram a crescente participação da sociedade civil nas práticas culturais do país.

Foram mais de 3 mil iniciativas enviadas aos organizadores da 2ª edição do Prêmio Cultura Viva. Cerca de 900 municípios do país estão representados por suas práticas que relacionam cultura, educação e comunidade por meio das artes, do patrimônio e da comunicação cultural.

O Prêmio Cultura Viva é uma das ações do "Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva", idealizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras, coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e apoio do Canal Futura. Essa 2ª edição busca dar visibilidade a práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação ativa da comunidade.

Nesta edição os números de inscrições, que vêm dos quatro cantos do país, aumentaram consideravelmente em relação à edição anterior (cerca de 70%). Da região Cento-Oeste foram 8% de iniciativas inscritas, do Nordeste 29%, do Norte 7%, do Sudeste 39% e da região Sul 17%.

De acordo com o secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, "a mudança no quesito categoria aumentou o número de participantes porque ampliou o entendimento dos protagonistas sobre o que é o Prêmio Cultura Viva". As categorias que apresentaram maior adesão foram os Grupos Informais e as Organizações da Sociedade Civil, com 31% e 33% respectivamente, o que demonstra que a compreensão do brasileiro sobre a questão da cidadania está realmente ampliando. "O mapeamento de todas essas iniciativas irá nos mostrar novas formas de avaliação. O Prêmio Cultura Viva está construindo uma inteligência sobre a Cultura, as práticas socioeducacionais do país", avalia Célio Turino.

Foram 2683 inscrições concluídas, e dessas, 76% foram classificadas na primeira etapa do processo de avaliação. No dia 20 de setembro serão anunciadas as 120 iniciativas semifinalistas.

Serviço:

O anúncio das 120 iniciativas semifinalistas estará disponível no sítio do Prêmio Cultura Viva dia 20 de setembro de 2007

Informações:

Sítio Prêmio Cultura Viva: www.premioculturaviva.org.br

Para comentar e sugerir: www.premioculturaviva.multiply.com

Para adicionar no Orkut: Comunidade Prêmio Cultura Viva

Maiores informações para imprensa

Cultura em Ação - Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável: Thereza Dantas

fone: 11- 3039-3060

thereza@revistaraiz.com.br

Nenhum comentário: