I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

 

São Paulo - Cinemateca Brasileira

10 a 19 de agosto de 2007

A I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO será realizada de 10 a 19 de agosto de 2007 na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Estão programados mais de 30 filmes silenciosos produzidos no Brasil e no exterior, em sessões com acompanhamento musical ao vivo. O evento conta com músicos de variados perfis para criações que irão dialogar com as diferentes propostas estéticas dos títulos apresentados, indo além da conhecida imagem do pianeiro que acompanhava as projeções nas antigas salas de cinema.

A idéia da realização da JORNADA surgiu a partir de reuniões de pesquisadores ligados ao estudo de cinema que acontecem regularmente na Cinemateca Brasileira desde 2002. Ao longo desse período discutiu-se a possibilidade de ampliar o debate sobre o tema e oferecer a um público mais diversificado a experiência do espetáculo cinematográfico das primeiras décadas do século 20, a exemplo do que já acontece nos festivais Il Cinema Ritrovato, promovido pela Cinemateca de Bolonha, e Giornate del Cinema Muto, ambos na Itália.

Na programação nacional, o evento apresentará produções do cinema pernambucano da década de 20, com títulos como Aitaré da Praia (1925-27), de Gentil Roiz, A Filha do Advogado (1926), de Jota Soares, e Jurando Vingar (1925), de Ary Severo, entre outros. A programação conta também com sessões especiais dos filmes No Paiz das Amazonas (1922), de Silvino Santos, com acompanhamento do músico Lívio Tragtenberg, coordenador musical da JORNADA, e Canção da Primavera (1932), de Fábio Cintra, com exibição em homenagem à atriz Lilian Rubens, protagonista do filme.

Dos títulos internacionais, será exibido um conjunto de nove filmes alemães produzidos no período anterior ao advento do Expressionismo Alemão. Trazidos ao Brasil pelo Instituto Goethe de São Paulo, Die Sumpfblume (A Flor do Pântano, 1913), de Viggo Larsen, e Die Teulfelskirche (A Igreja do Diabo, 1919), de Hans Mierendorff, são alguns destes títulos, que estarão acompanhados por outras produções alemãs do período como Der Gang in die Nacht (O Caminho na Noite, 1920), de F.W. Murnau, e uma versão colorida de O Gabinete do Dr. Caligari (1929), de Robert Wiene.

A JORNADA contará com a presença do pesquisador norte-americano Ben Singer que, além de apresentar uma conferência sobre modernidade e tradição na produção pioneira do cinema dos Estados Unidos, sugeriu alguns títulos que serão exibidos durante a programação, como Salome (1923), de Charles Bryant e com Alla Nazimova interpretando o papel-título, além de curtas e episódios de seriados produzidos para o cinema neste período.

Estão programados também a exibição de uma coletânea de filmes publicitários estrelados por Greta Garbo, realizados entre 1920 e 1922, e uma sessão especial com filmes de Émile Cohl, em comemoração aos 150 anos de seu nascimento.

Além da exibição de filmes, a JORNADA também irá promover mesas de discussão e oficinas. Durante a programação, temas como o estágio atual das pesquisas sobre cinema silencioso no Brasil, a restauração de filmes deste período e a relação música e cinema serão abordados por estudiosos e pesquisadores da área. Oficinas sobre cinema silencioso e música serão ministradas por Eunice Martins, Robin Schulkowsky e Silvia Ocougne, músicos estrangeiros que também acompanharão as sessões de filmes com suas criações musicais.

Além das salas de cinema, a Cinemateca terá outros espaços voltados para o evento, como a exposição de objetos antigos e equipamentos de cinema das coleções de M. Padovan e da própria instituição, além de uma exposição de fotos do cinema silencioso instalada nos jardins da Cinemateca.

A I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO também pretende produzir um série de DVDs com filmes do período, acompanhados de extras com apresentações e entrevistas, para distribuição em escolas e universidades. A JORNADA prevê ainda a apresentação de versões compactas da programação em outras cinematecas e arquivos de filmes em diferentes pontos do país.

Para mais informações, escreva para: jornadacinemasilencioso@cinemateca.org.br

Nenhum comentário: