ARCO 2008

 
MinC criou um grupo de trabalho para definir como será realizada a participação brasileira no evento em Madrid

O Brasil foi convidado para ser o país homenageado em uma das mais importantes feiras de arte contemporânea do mundo, a Arco 2008.

Realizada há 26 anos, na cidade de Madrid, a Feira é voltada para a apresentação e comércio da produção artística na área de artes visuais. "É uma oportunidade valiosa de inserção no mercado internacional de uma modalidade artística de enorme expressão da cultura brasileira contemporânea", afirmou Erlon José Paschoal, gerente do Comissariado da Cultura Brasileira no Mundo, do Ministério da Cultura.

Em março do ano passado, o Ministério da Cultura criou um Grupo de Trabalho composto por sete membros para definir como seria a participação brasileira no evento. O grupo elegeu como responsáveis pela escolha dos artistas, os curadores Moacir dos Anjos e Paulo Sergio Duarte.

O processo de seleção das galerias foi baseado em uma longa e criteriosa lista de pré-requisitos que levou em conta, entre outros aspectos, a valorização da diversidade cultural e regional brasileira. "O Brasil sem dúvida estará muito bem representado pelos excelentes artistas plásticos e galerias selecionadas por nossos dois curadores ao longo de meses de trabalho intenso e de pesquisa", ressaltou Erlon. Veja a lista de Pré-requisitos.

As galerias selecionadas terão à disposição um espaço de mil metros quadrados para expor as obras dos cerca de 100 artistas indicados pelos curadores. Galerias selecionadas.

Com objetivo de otimizar a visibilidade do Brasil durante o período da ARCO 2008, o MinC firmou parceria com instituições de grande importância cultural em Madrid para desenvolver uma série de projetos paralelos ao evento.

As galerias que não foram selecionadas para ocupar o espaço oferecido ao governo brasileiro na ARCO 2008 também podem participar da Feira. As inscrições devem ser submetidas ao comitê de seleção do evento, que, por sua vez, não tem nenhum vínculo com o Governo do Brasil.

Veja matérias relacionadas:

Ações Internacionais


Ações Internacionais - O interesse internacional pela produção artística brasileira cresceu muitos nos últimos tempos, motivado, em grande parte, por duas iniciativas de grande sucesso realizadas pelo MinC: o Ano Brasil na França, em 2005, e a Copa da Cultura, em 2006 .

Nenhum comentário: