Uma Fabrica de Projetos Culturais

Atendendo uma solicitação de informações acerca de minha atuação perante ao PAC (Programa de Ação Cultural) de Paula Fernanda do Valle -  ECA – USP -  Especialização em Gestão de Projetos Culturais, fiz um relato do que poderíamos chamar de uma FABRICA DE PROJETOS CULTURAIS.

 

    A CCB (Cooperativa Cultural Brasileira) é uma cooperativa que nasceu atendendo a certa demanda do mercado de músicos (tendo por nome inicial CROPROMU, Cooperativa dos Profissionais da Musica) e rapidamente começou a prestar serviços para o Projeto Guri (fornecimento de oficineiros e técnicos que atendem diversas áreas do projeto Guri), paulatinamente foi crescendo e passou a tender outras demandas culturais como a ASSAOC, Corredor Cultural de Mairinque, SESC. Decorrente de tal diversificação de sua proposta de origem em 2006 assumiu o nome de CCB.

    A CCB contando com um quadro atual de cerca de 4500 cooperados, notou um nicho de mercado aberto pela CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) que é a concorrência pelas verbas publicas dos editais e fomento a Cultura. A CPT voltada por suas premissas inicialmente somente a atores com DRT deixava uma lacuna no mercado cooperativo e a CCB decidiu me contratar interinamente para desenvolver o Departamento Cultural, do qual me tornei o responsável com um cargo equivalente a Diretor do Departamento Cultural.

   Com a ocorrência dos editais do PAC Fundo fiz o encaminhamento das documentações necessárias para tornar a CCB apta a ser proponente de projetos e começamos um trabalho de captação de pré-projetos.

    Inicialmente focamos o PAC edital 24 de 2006 que é um fundo que fornece recursos diretos sem a necessidade de captação de Recursos; no caso especifico doedidal 24 que era voltado para a área musical. Há a existência do Pac ICM no qual apos a inscrição de projetos, estes entram em uma lista que esta disponível para potenciais patrocinadores cadastrados em outra instancia que podem escolher no leque de projetos aprovados quais desejam patrocinar com uma parcela do ICM devido. Ou seja, no PAC teoricamente não há a necessidade de captadores de recursos. Claro que operações casadas, nas quais de um lado produtores culturais fazem projetos que se adequam às necessidades especificas de uma empresa podem ocorrer mas por hora ainda não foram detectados pelos olhares críticos.

    Captamos dentro do universo de cooperados 30 pré-projetos, eu atuava como equivalente ao cargo Diretor do Departamento Cultural (tal equivalência ocorreu por não haver no regimento interno a formalização de tal cargo) e atuei supervisionando, elaborando e enquadramento os projetos às necessidades do edital.

    Em parceria com artistas, técnicos, produtores culturais, etc. Elaboramos e enquadramos 30 projetos voltados a serem inscritos no PAC Fundo no edital de nº 24 . Destes 30 projetos inscritos,19 foram aprovados e cada um recebeu do fundo o ICM uma quantia financeira variável, sem a necessidade de captação alguma. Outras cooperativas atuaram nos editais dos PAC Edital e PAC ICMS, mas nestas cada grupo fez independentemente seu próprio projeto.

   O prazo para a elaboração destes 30 projetos foi de 45 dias contando com a atuação de duas pessoas, eu mesmo é uma consultora externa contratada para me auxiliar no processo. Pelo exíguo do tempo e ao lidarmos com mais de 600 artistas, técnicos e fornecedores posso lhe garantir que foram 45 dias muito laboriosos...

    Dentro do departamento Cultural da CCB optei por criar uma linha de montagem de projetos culturais fornecendo consultoria e assessoria aos artistas e grupos. Nesta experiência posso ressaltar que o desconhecimento mediano dos artistas acerca dos meios pelos quais fomentos e leis de incentivo podem ser usadas é algo assustador.

   Uma outra opção que implementei nos projetos foi o fato que todos os profissionais envolvidos devessem ser cooperados. Tal aspecto dentro da CCB era viável, pois é uma das poucas cooperativas aptas a atender todas as áreas de serviços dentro da produção de projetos culturais e artísticos (o único outro exemplo que conheço é a Cooperativa de Culturas Populares, que pode atender todos os aspectos de serviços culturais, possuindo a variação de poder articular a venda de produtos culturais e artísticos, fator este que a CCB, pelo que é de meu conhecimento, ainda não esta apta a fazer legalmente).

    O processo após o projeto aprovado passa pela assinatura do contrato entre Secretaria de Cultura e a empresa proponente ou com a pessoa física proponente (cada edital tem sua natureza e é voltado a pessoas físicas ou jurídicas, em alguns ocorre ambas as possibilidades de proponência).

     Após a aprovação dos projetos pelo PAC abre-se uma conta bancaria veiculada e liberam-se os recursos para as necessidades do projeto tendo-se a guardar as notas e recibos para a devida prestação de contas.

     Na prestação de contas além do aspecto financeiro há a necessidade de apresentar comprovações do projeto ter sido executado como planejado. Optei por incluir dentro de cada projeto verbas para a divulgação, filmagem, fotografias comprobatórias documentalmente quanto à devida execução contratualmente estipulada.

    Optou-se que 18 dos projetos seriam articulados nos CEUS, levando desde opera da melhor qualidade, a viola caipira de um modo completamente gratuito para uma população que é carente por ações culturais de tal qualidade artística. O 19º projeto foi articulado em uma cdade do interior paulista e é composto por um coral de crianças resgatadas de áreas de risco social.

    Todos os 30 projetos foram, também, encaminhados para possíveis parcerias ou clientes como: Sesc, Virada Cultural, Um Centro Cultural Particular, etc. Ampliando as possibilidades de atuação dos artistas , técnicos e empresas envolvidas dentro e fora do PAC.

    A Fase de produção dos 19 projetos depois de aprovados não ficou sob minha responsabilidade e optei por sair do trabalho interno da CCB... (depois daqueles 45 dias precisei de umas boas e longas férias).

    As vantagens para a CCB em implementar tais projetos foram múltiplas:

            - Vantagens culturais ao incorporar em seu currículo institucional ações culturais de elevada qualidade e a aval da Comissão que julgou os projetos do PAC.

            - Vantagens financeiras: uma porcentagem do valor de cada projeto a cunho de taxa administrativa, assim como, a taxa administrativa dos valores recebidos pelos cooperados que prestarem serviços perante os projetos ou perante prestações de serviços para outros clientes.

            - Ampliação de seus quadros de cooperados.

 

Projetos Aprovados

 

  1. Programa de Ação Cultural de Secretaria de estado e Ecultura de São Paulo

 

           Projeto                                                                          Valor

              "Fossari Group"                                                                                       R$ 14000,00

              "Dilei"                                                                                                        R$ 14000,00

               "Foia verde"                                                                                            R$ 14000,00

              "Agnus – Itinerante de Cordas",                                                          R$ 13000,00

              "São Paulo Esemble                                                                                R$ 13000,00

              "Conclave"                                                                                               R$ 13000,00

               "A história do soldado"                                                                        R$ 20000,00

              "Didático Camerata de ópera"                                                               R$ 20000,00

               "O sentido da trans modernidade "                                                     R$ 20000,00

               "Pedro e o lobo"                                                                                     R$ 20000,00

               "Concerto - Música Eletrônica Mista                                                 R$ 20000,00

               "Concerto didático na escola"                                                             R$ 30000,00

               "Ciclos Brasileiros – 100 anos Camargo Guarnieri V"                      R$ 13000,00

               "Zarzuelas Españolas"                                                                         R$ 13000,00

              "Vocal ULM"                                                                                          R$ 13000,00

              "Música à la carte"                                                                                 R$ 13000,00

               "Serenata a três"                                                                                    R$ 13000,00

               "Os amores do poeta"                                                                          R$ 20000,00

              "Canções Sacras"                                                                                   R$ 20000,00

 

 

Reproduzo a parte de meu currículo acerca de minha atuação perante a CCB / PAC

 

- Cooperativa Cultural Brasileira 2006/2007
- Acessória de Projetos Culturais e Relações Publicas (2006).
- Instauração do Departamento Cultural.
- Chefia do Departamento Cultural.
- Implantação da política de Parcerias Culturais.
- Implantação da Política de Apoio a Projetos Culturais.
- Elaboração de projetos culturais para o PAC (Programa de ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo).
- Aprovação de 19 projetos para o PAC Edital.
"Fossari Group"; "Dilei";  "Foia verde"; "Agnus – Itinerante de Cordas"; "São Paulo Esemble; "Conclave";  "A história do soldado"; "Didático Camerata de ópera";  "O sentido da trans modernidade na música para piano de Gilberto Mendes – Recital & Master CLass";  "Pedro e o lobo";  "Concerto - Música Eletrônica Mista;  "Concerto didático na escola";  "Ciclos Brasileiros – 100 anos Camargo Guarnieri V";  "Zarzuelas Españolas"; "Vocal ULM"; "Música à la carte";  "Serenata a três";  "Os amores do poeta"; "Canções Sacras"
- Organização do 1º Sarauarte.
- Organização da Assembléia de Cooperados.

 

            Esta foi a historia de uma Fabrica de Projetos Culturais, na qual em 45 dias montou, formatou e enquadrou 30 projetos culturais, conseguindo obter a aprovação de 19 projetos que propiciaram recursos financeiros para cerca de 350 artistas e técnicos. Na Chefia do Departamento Cultural da CCB obtive muitas vantagens para os cooperados, parcerias inestimáveis e o apoio para muitos projetos culturais nas áreas de teatro, artes plásticas, dança, cinema, etc. Este foi um trabalho do qual me orgulhei de estar envolvido.

            Na Atualidade não mais trabalho internamente na CCB, mas continuo como cooperado. Vivenciei boas férias, mas é a hora de voltar a trabalhar em algum espaço onde haja a possibilidade de ver a cultura brasileira nascer, crescer e evoluir.

 

OBS.: Não Confundir o PAC (Programa de Ação Cultural) ligado a Secretaria Estadual de Cultura de SÂO PAULO, com programa de mesmo nome articulado na esfera federal.

 

 

Wellington R Costa

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