Leitura-ensaio de After Darwin no MASP

Na quarta-feira, 9 de maio de 2007, às 20 horas, o grupo Arte Ciência no Palco faz uma leitura-ensaio da peça "After Darwin" no Grande Auditório do Masp, onde o espetáculo estréia na próxima semana, dentro da programação da exposição internacional sobre Charles Darwin, realizada pelo Instituto Sangari no Museu de Arte de São Paulo. Com entrada grátis, a leitura-ensaio com Carlos Palma, Oswaldo Mendes e Vera Kowalska, sob a direção de Rachel Araújo, será seguida de um debate coordenado por Nelio Bizzo, biólogo e professor da USP que assessorou o grupo nos estudos e pesquisas sobre os temas propostos pela peça da anglo-americana Timberlake Wertenbaker.

"After Darwin" aborda as relações e os conflitos do então jovem naturalista com o capitão Robert Fitzroy durante a histórica viagem do Beagle. Assim, se a exposição oferece ao público uma visão documental do trabalho de Darwin, o teatro aproxima o personagem da vida contemporânea e reflete sobre a atualidade da sua teoria da evolução das espécies pela seleção natural. Além do choque entre darwinismo e criacionismo, personificado na figura de Fitzroy, as questões centrais da teoria de Darwin, como a influência do ambiente e a vantagem dos mais fortes e mais aptos no processo de sobrevivência e evolução das espécies, são projetadas em "After Darwin" no cotidiano das relações humanas e das estruturas sociais.

A temporada do espetáculo "After Darwin" irá de 18 de maio a 14 de julho, com apresentações às sextas-feiras, 20 horas, no Grande Auditório do Masp. Nas duas últimas semanas da exposição, em julho, "After Darwin" será apresentado também aos sábados, no mesmo horário.

Nenhum comentário: