Indicações para a Ordem do Mérito Cultural (fonte: MINC)

 
Propostas de admissão e promoção devem ser apresentadas até 7 de junho
 

O Ministério da Cultura informa que está aberto o prazo para a inscrição das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural (OMC) para o ano de 2007. Este ano, são quatro os eixos temáticos da celebração:
Arquiteturas, Cidades e Territórios,
Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais,
Arqueologia Brasileira e
Cultura e Invenção-convergência tecnológica, experimentações, técnicas inovadoras e caminhos alternativos.
Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural é um reconhecimento do Governo Federal a personalidades e instituições – públicas e privadas - nacionais e estrangeiras, que destacaram-se por suas contribuições à Cultura brasileira. Inspirada numa antiga tradição portuguesa, introduzida no Brasil durante o Segundo Reinado, é a única no país voltada exclusivamente para a valorização da cultura.

Entregue anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), com a condecoração já foram homenageadas mais de trezentas personalidades e cerca de cinquenta instituições nacionais e internacionais.

As propostas de admissão e promoção deverão ser apresentadas até o dia 7 de junho e encaminhadas ao MinC por e-mail (
merito2007@minc.gov.br) ou pelos Correios, endereçadas da seguinte forma:
Ordem do Mérito Cultural 2007

À Srª Cyntia de Souza Campos
Assessora Especial do Ministro da Cultura

Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília - Distrito Federal

Documentação necessária: currículo do indicado (em meio eletrônico), justificativa da indicação da personalidade/instituição, contatos do indicado e contatos de quem está indicando.

Dúvidas e informações: (61) 3316-2229, com Amanda Guedes; 3316-2366, com Fernanda Amorim; ou 3316-2050, com Roberta Lima.



Indicações

A indicação pode ser feita por qualquer pessoa, e os indicados - personalidades e instituições que tenham contribuído para a Cultura brasileira - serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das Secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho de OMC.

O Conselho da OMC é composto pelo Ministro de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de Chanceler, e pelos Ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia. Além do Conselho da Ordem, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e personalidades ligadas à área da Cultura também podem fazer indicações.


Temas

O Ministério da Cultura decidiu dar à Ordem do Mérito Cultural uma maior abrangência temática, que contemple áreas do saber e do fazer que tornam marcantes nossa cultura, dentro e fora do país, e que sejam representativas da impressionante riqueza da diversidade cultural brasileira.

Um dos eixos temáticos deste ano enfoca as Arquiteturas, Cidades e Territórios também como homenagem ao patrono da arquitetura moderna brasileira, Oscar Niemeyer, que está completando 100 anos de vida, e os 70 anos do Institituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um dos maiores nomes da arquitetura mundial, autor do esplendor das curvas de Brasília, Niemeyer é um criador inesgotável. A arquitetura brasileira, com todas as suas fases históricas, da colonização aos dias de hoje, dá uma mostra de como trabalhamos e incorporamos influências até conseguirmos atingir uma identidade única, múltipla, vária, multifacetada.

O segundo tema é justamente a Diversidade Cultural. O Brasil teve papel relevante para a aprovação da Convenção da Unesco sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Ela cria salvaguardas importantes para a auto-suficiência e sustentabilidade de culturas nacionais, fazendo face à enorme pressão vinda dos produtos, serviços e conceitos gerados pelos países mais desenvolvidos – criando assim mercados, empregos e cidadania.

O terceiro tema busca valorizar uma área pouco conhecida da população brasileira como um todo – até por seu abandono em tempos recentes, por falta de verbas e de capacitação de profissionais que a tratassem com a importância merecida. Trata-se da Arqueologia Brasileira, cuja enorme relevância se encontra no fato de que revelar e preservar culturas passadas é parte essencial na formação e consolidação de uma identidade nacional, para além da história do país após seu descobrimento e colonização.

Finalmente, o quarto tema elencado é Cultura e Invenção, e aqui falamos da convergência tecnológica, das experimentações, técnicas inovadoras e caminhos alternativos que envolvam a produção da cultura no Brasil. A cultura, também tem uma dimensão econômica. A Economia da Cultura, suas indústrias criativas, agregam valor simbólico às mercadorias e aos processos produtivos na era da informação. O irresistível movimento de transformação que marca a cultura, a partir da tradição e da invenção, afirma-se verticalmente, na linha do tempo, como novidade e permanência; mas também horizontalmente, como pluralidade e unidade.




publicado por Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: