Exposição Cidadania... Brasileiros - acervo Porto Seguro Fotografia - abertura: 12/05

CCSP apresenta a exposição Cidadania... Brasileiros
mostra do acervo Porto Seguro Fotografia
abertura: 12 de maio

A Secretaria Municipal de Cultura promove, no Centro Cultural São Paulo a exposição Cidadania... Brasileiros, composta a partir dos premiados noPrêmio Porto Seguro Fotografia, cujos trabalhos integram o Acervo Porto Seguro Fotografia. Com curadoria de Cildo Oliveira, a mostra integra o
programa cultural da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, em parceria com o CCSP, e reúne obras de artistas destaque do universo fotográfico: Alice Brill, Claudia Andujar, Evelyn Ruman, Eustáquio Neves, German Lorca, João Castilho, Lucille Kanazawa, Luis Humberto, Numo Rama, Paula Sampaio, Paulo César Rocha, Pedro David, Pedro Motta, Ricardo Hantzschel, Sergio Ranalli, Tom Lisboa e Vilma Sonaglio. 

A exposição, que integra a programação especial em comemoração aos 25 anos do CCSP, será inaugurada dia 12 de maio, às 16h, e permanecerá em cartaz até 30 de junho, no Piso Flávio de Carvalho, de terça a sexta, das 10h às 20h,sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h.

Cidadania... Brasileiros
Cidadania é a condição da pessoa que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política, intervir na direção e formação dos negócios públicos do Estado, de modo direto ou indireto, ao exercer o direito de votar ou ao concorrer a um cargo público.
Vivemos um período de intensas transformações; em contrapartida produzem-se fenômenos de desequilíbrios sociais, que - se não forem obstados - ameaçam esgarçar o tecido social. As formações políticas e foros executivos parecem totalmente incapazes de assimilar essas problemáticas na complexidade de seus enredamentos. Contentam-se pressupostamente em uma abordagem tecnocrática, em uma perspectiva desprovida de articulações nas relações sociais das subjetividades humanas.
Não há resposta verdadeira à crise, na ausência da operação de uma autêntica revolução, reorientando os objetivos materiais e imateriais nas atividades da humanidade.
Recuperar e promover as subjetividades humanas levará a alterações profundas nas relações sociais, constituindo deste modo à produção da existência humana em novos contextos históricos e sociais.
O Acervo Porto Seguro Fotografia é composto a partir dos premiados no Prêmio Porto Seguro Fotografia, seleção dos mais importantes fotógrafos brasileiros, assim como um canal aberto para as novas linguagens contemporâneas.
Expondo trabalho que caracterizem uma reflexão contemporânea na iconografia e no desenvolvimento técnico, estimula a produção fotográfica brasileira através de uma observação do nosso patrimônio cultural.
Fotógrafos como Alice Brill, Claudia Andujar, Evelyn Ruman, Eustáquio Neves, German Lorca, João Castilho, Lucille Kanzawa, Luis Humberto, Numo Rama, Paula Sampaio, Paulo César Rocha, Pedro David, Pedro Motta, Ricardo Hantzschel, Sergio Ranalli, Tom Lisboa e Vilma Sonaglio presentes nesta seleção de artistas preocupados com a cultura brasileira, libertados dos sistemas mercadológicos e reexaminando a relação do indivíduo e suas subjetividades.
Cildo Oliveira - curador de Cidadania... Brasileiros, é professor e mestre de Estética e História da Arte. Artista Plástico, curador de mostras de arte, e ex-diretor da Casa das Rosas Galeria de Arte da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Membro do NACE-NUPAE-USP. Diretor da Casa Guilherme de Almeida da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, curador do Prêmio Porto Seguro Fotografia. Coordenador de projetos de Ação Educativa para o Centro Cultural Banco do Brasil, Museu da Casa Brasileira, SESC-SP,Espaço Porto Seguro Fotografia e Centro Cultural São Paulo da PMSP.
Tratar sobre direitos humanos nos tempos atuais é ato de coragem e, antes, necessidade. Coragem porque a dinâmica da sociedade moderna e urbanizada fez com que as relações interpessoais se enfraquecessem; e lutar contra um estado de coisas estabelecido é digno de aplauso.
Ainda no Brasil, nação jovem, em formação, com seus desvios de personalidade e conformação de seu caráter, tais fatores pesam bastante e são agravados pela pobreza e herança genética de exploração, concentração de poderes, longo período de governos ditatoriais, entre outros gravames.
A Porto Seguro, uma corporação cujo nome remete ao nascedouro de nossa terra e, concomitantemente, a um paradeiro seguro, já faz parte da vida de milhões de brasileiros.
Durante os sete anos de existência, o Prêmio Porto Seguro de Fotografia se propôs a trazer à luz os debates iconográficos sobre as questões que mais afetam, positiva e negativamente, nossa identidade. Acreditamos que, onde haja mais respeito aos direitos humanos, podemos
construir uma sociedade mais saudável, portanto, mais enobrecida em suas
relações e, ato conseguinte, uma sociedade mais segura.

Ismael Caetano
Gerente de Marketing
Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais

SERVIÇO:
Cidadania... Brasileiros
seleção dos mais importantes fotógrafos brasileiros, premiados no Prêmio
Porto Seguro Fotografia
Piso Flávio de Carvalho
Abertura: 12 de maio, às 16h
Período: 12 de maio a 30 de junho
terça a sexta, das 10h às 20h, sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE CULTURA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SP
www.centrocultural.sp.gov.br
Atendimento ao Público: 3383.3402

Nenhum comentário: