Diversidade Cultural

Nesta segunda-feira (21 de maio) é comemorado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento - que é celebrado desde a adoção da Declaração Universal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Diversidade Cultural, em 2001.

A data tem o propósito de envolver tomadores de decisão, formuladores de políticas e autoridades na conscientização do valor e da defesa da diversidade. É direcionado, de forma particular, às minorias étnicas, lingüísticas e culturais, comunidades indígenas, associações de artistas, organizações jovens, escolas, universidades e aos meios de comunicação.

Seminário Internacional
O Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural será realizado no período de 27 a 29 de junho, em Brasília. A iniciativa é fruto de uma proposta do Governo Brasileiro apresentada à Comissão Interamericana de Cultura da Organização dos Estados Americanos (OEA) e representa uma oportunidade para ampliação do debate sobre a diversidade cultural e sobre as experiências de políticas públicas da cultura nas Américas.

O Seminário será composto por uma palestra de abertura e quatro painéis de debate. O evento contará com a presença de autoridades governamentais e diplomáticas do campo cultural do Brasil e dos outros países das Américas. Após solenidade de abertura haverá uma palestra inaugural sobre o tema Diversidade Cultural no Mundo Contemporâneo.

Entrevista
À propósito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Sérgio Mamberti, comenta a importância desta data.

Ascom/MinC – No próximo dia 21 de maio comemora-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Qual é a importância desta data?
Sérgio Mamberti - É a primeira vez que nós comemoramos essa data com a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais em vigência. Eu acho que a questão da diversidade cultural, atualmente, é a questão central das discussões da cultura. Inclusive, essa Convenção agora em vigor passa a ser um instrumento fundamental para a promoção e a proteção da diversidade e das expressões culturais.

Num país como o nosso que tem essa diversidade de expressões culturais, a partir das etnias, das situações geográficas e de tantos fatores, ela se torna um instrumento absolutamente fundamental para que possa realmente ter todas essas identidades com seus direitos garantidos, no sentido de se preservarem e de se valorizarem. Particularmente, com relação às culturas tradicionais, aos povos indígenas, aos quilombolas, que são expressões da nossa cultura, que nunca tiveram políticas públicas que fossem nesta direção.

Acho que no mundo como o nosso - em que cada vez mais o respeito à diferença se torna uma questão fundamental para a construção da democracia - a diversidade deve ser bastante celebrada.

Ascom/MinC - Nos dias 27 a 29 de junho será realizado o Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural. Qual é a importância desse evento?
Sérgio Mamberti - O seminário vem trazer a atualidade da Convenção para a Organização dos Estados Americano (OEA), então, ele cria uma ressonância e vem aprofundar essas discussões.

O fato do evento estar acontecendo no Brasil mostra como o Ministério da Cultura tem se manifestado com muita clareza e com muita força na defesa dessa Convenção e na concretização do que está expresso nessa carta. Esses debates cada vez mais devem existir, não só para divulgação da Convenção, mas também para o Governo Federal começar a colocar concretamente as propostas que estão vigentes a partir de março, por meio da Convenção.
Ministério da Cultura - Marcelo Lucena

Nenhum comentário: