Cultura de periferia: humildade, dignidade e proceder

A ONG Ação Educativa lançou em maio a Agenda Cultural da Periferia , oferecendo à população de São Paulo um novo guia cultural. Um guia que traz exclusivamente os eventos artísticos promovidos na periferia da Grande São Paulo por artistas periféricos/as, e suas apresentações no centroda Capital. Com isso, queremos mostrar que o mapa da cultura é muito maior do que o apresentado pelos grandes jornais.

Essa Agenda é voltada para a própria periferia, onde será distribuída. A idéia é que os/as artistas se conheçam e tenham visão da abrangência da cultura produzida no subúrbio. A Ação Educativa tem a expectativa de que a publicação possa promover intercâmbios e parcerias, ampliando o alcance dos eventos realizados por esses/as agentes culturais. A periodicidade da Agenda é mensal e a tiragem é de 10 mil exemplares. Uma versão eletrônica poderáser consultada no site da instituição e será atualizada semanalmente.

O objetivo principal da iniciativa é promover e afirmar a cultura produzida por indivíduos, grupos, coletivos e comunidades que habitam nas quebradas e cafundós das grandes cidades. Com isso, entendemos estar dando uma contribuição para a construção da cidadania cultural de setores sociais marginalizados. Queremos também ajudar a superar a segregação que pesa sobre as regiões periféricas, genericamente identificadas como um aglomerado urbano homogêneo, miserável, marcado pela violência e ausência de direitos sociais.

A Ação Educativa acredita que, ao afirmar a Cultura de Periferia, produzirá um sentido político de mobilização social. Por meio da produção artística das comunidades, cria-se um tecido social que fortalece os laços de pertencimento desses grupos, contribuindo para a construção de um ambiente social baseado em valores de cidadania que, na periferia, se traduz muito bem no lema do futebol de várzea: "humildade, dignidade e proceder".

A Agenda Cultural da Periferia irá por fim, contribuir para evidenciar a produção artísticade qualidade existente na periferia. A visibilidade dessa produção deve chamar a atenção do Poder Público para a necessidade de políticas culturais. Mas não precisa apenas "levar" cultura para o subúrbio: é preciso estimular a produção cultural existente. Os 49 eventos apresentados eos/as artistas destacados/as na primeira Edição dão uma boa mostra desse potencial.

Agenda Cultural na Internet Como a publicação é mensal, muitos eventos acabam não entrando na Agenda em função da antecedência necessária na informação. Assim, a Agenda será atualizada no site da Ação Educativa: www.acaoeducativa.org . Envie informações sobre seu evento para os seguintes e-mails: agenda@acaoeducativa.org e adriana.barbosa@acaoeducativa.org .

Nenhum comentário: