Arte no Brasil: Textos Críticos do Século 20

Arte no Brasil: Textos Críticos do Século 20


27/04/2007

Agência FAPESP – A FAPESP e The Museum of Fine Arts, de Houston, nos Estados Unidos, realizarão no dia 3 de maio, no auditório da Fundação, em São Paulo, cerimônia de lançamento do convênio para desenvolvimento do projeto Arte no Brasil: Textos Críticos do Século 20.

O projeto tem o propósito de realizar um balanço crítico das idéias sobre a arte, no país, desde as primeiras décadas do século até cerca dos anos 1980. De um lado, pelo desejo de colaborar para que as novas gerações venham a reconhecer a formação cultural brasileira. De outro, pela necessidade de divulgar documentos historiográficos que levem a repensar a história da arte brasileira e facilitem o acesso dos interessados a fontes fundamentais pouco disponíveis: textos críticos, manifestos, depoimentos, cartas.

A FAPESP atuará como o agente centralizador das atividades do projeto relativas ao Brasil. Entre as atividades previstas estão a implementação de projetos conjuntos de pesquisa, a promoção de eventos científicos e culturais, o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas e o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes.

Arte no Brasil integra um projeto mais amplo – Documents of 20th-Century Latin America and Latino Art – que visa à recuperação das fontes críticas da arte na latino-americana.

Interessados em participar da cerimônia podem confirmar presença pelo endereço www.pontocomm.com.br/fapesp/convhouston/convrsvp.asp

Arte no Brasil: Textos Críticos do Século 20

Data: 3 de maio, a partir das 10 horas
Local: Auditório da FAPESP - Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo
Sugestão de estacionamento: Av. Cerro Corá, 1700

Fonte: AGENCIA FAPESP

http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=7071

Nenhum comentário: