Diário dum Carroceiro

APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO
COOPERATIVA CULTURAL BRASILEIRA - http://www.coopcultural.org.br
Jornal Virtual das Artes - http://jornaldasartes.blogspot.com/





“Diário dum Carroceiro”

O CAAC realiza com grandes nomes do teatro paulistano

O 1º texto escrito por pessoa em situação de rua

em circuito profissional

Até 17 de dezembro

Teatro Fábrica São Paulo

O CAAC – Centro de Artes Alternativas e Cidadania, ONG sem fins lucrativos, fundada em 2000 e presidida por Max Mu, leva ao palco do Teatro Fábrica São Paulo o espetáculo “Diário dum Carroceiro”, com o ator Antonio Carlos de Niggro e direção de Iara Brasil.

Este monólogo é primeiro texto escrito por uma pessoa em situação de rua na nossa dramaturgia e realizado profissionalmente no Brasil. Esta produção do CAAC é resultante do seu projeto de inclusão social através da arte com a População de Rua, o qual Sebastião Nicomedes, autor do texto, integra desde 2003 e conclui agora este processo.

A peça narra a rotina de um carroceiro nas ruas do centro de São Paulo durante o período das festas de fim de ano. Sua critica política a partir de seus próprios conflitos para a sobrevivência trazem ao público o olhar da cidade por aqueles que não tem acesso aos bens da cidade. Com traços de humor nos leva através desta dura realidade a reflexões sobre o nosso pão, nosso suor e o nosso trabalho na nossa cidade.

A diretora Iara Brasil, foi convidada pelo seu profissionalismo e envolvimento em causas sociais, formada pela UNICAMP é também Co-fundadora da Cia. Circuito de Comédia. A possibilidade de levar essa discussão à classe artística e ao grande público foi uma de suas principais observações ao aceitar o projeto. A estética cênica da direção traz ao espetáculo uma visão que fortalece o foco social e político das pessoas em situação de rua.

O ator Antonio Carlos De Niggro, atuou nos seriados “Vila Maluca” da Rede TV e “Turma do Gueto” da Rede Record entre outros, e na Novela “Metarmophoses”, além de ter participado de montagens significativas no circuito teatral como “Fuck You Baby” do autor Mario Bortolotto.

Outros grandes profissionais do teatro estão envolvidos nesta empreitada. Marcio Tadeu é o responsável por toda a cenografia e figurino, Aline Meyer compôs a trilha, Sérvulo Augusto a música original do espetáculo e Aide do Amaral assina administração da produção.

Após um ano e meio de produção: de envio de projetos, solicitação de patrocínio e busca de recursos financeiros, O CAAC entendeu que a causa é maior, e sem verba alguma, estreou em 07 de outubro o “Diário Dum Carroceiro” na veia da arte que quer transformar, na força dos homens que reciclam a cidade e que se quer mostrar. O Diário dum Carroceiro é antes de tudo, o resultado da inserção social de ações culturais alternativas.

SEBASTIÃO NICOMEDES

O autor escreveu em 2003 uma peça chamada “Bonifácil Preguiça”, com pessoas dos albergues. O CAAC o apoiou na supervisão de direção onde todos os atores eram integrantes das oficinas de teatro. Sebastião também participou de outras montagens da ONG em 2003 e 2004. Em 2005 deu oficinas de Arte Com Sucata em escolas municipais registrado em CLT em um dos projetos da entidade.

CAAC - Centro de Artes Alternativas e Cidadania

A pesquisa sobre “A Voz da Dramaturgia Brasileira”, coordenada por Max Mu em mutirões habitacionais, aldeias indígenas, Quilombos e Movimento Sem Terra, visa trazer ao público obras onde a “Voz” das pessoas mais distantes dos mecanismos de produção cultural possa ser amplificada por produções profissionais, e que tragam ao público a reflexão social, neste contexto temos o “Diário dum Carroceiro”.

FICHA TÉCNICA – DIARIO DE UM CARROCEIRO

AUTOR: Sebastião Nicomedes

DIREÇÃO: Iara Brasil

ATOR: Antônio Carlos De Niggro

CENOGRAFIA E FIGURINO: Marcio Tadeu

TRILHA: Aline Meyer

MÚSICA ORIGINAL: Sérvulo Augusto

IMAGENS E EFEITOS: João Luiz

FOTOGRAFIA: Leandro Cunha

IDENTIDADE VISUAL: Marta Muratório

PREPARAÇÃO CORPORAL: Luiz Capacci

ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO: Alfredy Estrella

OPERAÇÃO DE SOM: Everaldo Simão

CONTRA-REGRAGEM: Thiago Coelho

ADMINISTRAÇÃO: Aide do Amaral

PRODUÇÃO: Max Mu

REALIZAÇÃO: CAAC – Centro de Artes Alternativas e Cidadania

APOIO: Favela do Moinho

PARCERIAS: Cia. Circuito de Comédia

União dos Movimentos de Moradia

ELAN – Produções Gráficas

SERVIÇO:

Diário dum Carroceiro

Até 17 de dezembro

Sábados às 19h

Domingos às 18h

Duração: 60 min

Indicação: 12 anos

Ingressos: 30,00 e 15,00 (meia)

Teatro Fábrica São Paulo - Porão

80 lugares

Rua da Consolação 1623

Estacionamento conveniado R$8,00

Reservas pelo site www.fabricasaopaulo.com.br

informações: Tel.: 3255-5922

Assessoria de Imprensa: Julianna Santos

(11) 32140339/91002540

julianna.santos@ig.com.br

ou Talita Tel.: 3255-5922

mais releases, fotos e cortesias em nossa sala de imprensa

http://www.fabricasaopaulo.com.br/articles.php?id=65


Nenhum comentário: