festival de circo Palhaçaria Paulistana

APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO
COOPERATIVA CULTURAL BRASILEIRA - http://www.coopcultural.org.br
Jornal Virtual das Artes - http://jornaldasartes.blogspot.com/




Vale do Anhangabaú é picadeiro para o festival de circo Palhaçaria Paulistana

O respeitável público confere apresentações com palhaços, mágicos, números com cama elástica, malabares, trapézio, laços e chicotes, equilibristas, pirofagia, contorcionismo e acrobatas, divididos em 12 espetáculos dirigidos pelo ator Jairo Mattos em parceria com Mário Bolognesi. Um dos destaques do evento gratuito é a Palhasseata, caminhada que acontece no dia 16, sábado, às 11 horas, para a recolocação da placa que indica a rua Abelardo Pinto (nome do falecido palhaço Piolin)

Local que já foi palco para a apresentação de grandes circos, o Vale do Anhangabaú retoma o posto esquecido há mais de três décadas para receber a PALHAÇARIA PAULISTANA. Em uma lona com capacidade para 400 pessoas, o evento (realizado pela Secretária da Cultura da Cidade de São Paulo com o apoio da Cooperativa Paulista de Circo) reúne, entre os dias 13 e 17 de setembro, de quarta a domingo, em horários variados, apresentações gratuitas de 100 profissionais de circos tradicionais e de grupos mais modernos, numa união de linguagens circenses. O ator Jairo Mattos e Mário Bolognesi dirigem os espetáculos que compõem a programação. Na abertura do evento, no dia 13 de setembro, às 18 horas, estão os palhaços Fuça-Fuça, Picolino (de 83 anos) e Figurinha, além do grupo Picadeiro Aéreo e outras atrações.

A seleção dos artistas e grupos que farão parte da programação será feita somente na terça-feira (dia 5 de setembro).

¿Podemos dizer que teremos os nomes mais relevantes do circo tradicional, como artistas da Família Queirolo, Baeta, Robatini, Orfei; representantes da cena contemporânea, como Parlapatões, Oz Academia Aérea, Nosotros, Picadeiro Aéreo, Paraládosanjos, marcam presença ao lado de convidados dos Fratelli, Fractais e Roda Brasil¿, adianta Bel Toledo, presidente da Cooperativa Paulista de Circo. Entre outros destaques da programação estão o palhaço Xuxu (o último trabalhar com o famoso Piolin), o Monocirco, Mini Circo Condor, o Circo Stankovich, Circo Roda Brasil, Família Gelli, Circo Poeira, Grupo Picadeiro Aéreo e Grupo Irmãos Marinho, entre outros.

Segundo Jairo Mattos, ¿o evento é uma oportunidade para traçar um panorama do que o circo paulista anda produzindo. Além disso, o público terá a oportunidade de ver, em um único picadeiro, representantes das escolas tradicionais e contemporâneas do circo¿. Jairo, que sempre gostou das lonas e é co-fundador do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, conta que todos os espetáculos serão diferentes: ¿Seguiremos um roteiro mais clássico, com direito a apresentador e tudo mais que existe no circo que estamos acostumados. Mas em nenhuma das 12 apresentações teremos repetições dos números¿, promete.

Palhasseta

Fazendo parte da programação da PALHAÇARIA PAULISTANA, no dia 16 de setembro, sábado, a partir da 11 horas, artistas circenses caracterizados saem do Anhangabaú em direção à rua Abelardo Pinto (nome de um dos mais famosos palhaços brasileiros, que ficou conhecido como Piolin), próxima ao Largo Paissandú. A Palhasseata ¿ nome dado à caminhada - tem uma função: colocar de volta a placa que indica a via.

Para Bel Toledo, esse é o momento ideal para o evento: ¿O Circo esta vivendo uma fase de grande efervescência, com o aparecimento de novas trupes, o Fractais estão em cartaz no teatro Santa Cruz, Orlando Orfei está em São Bernardo, o Zanni estréia novo espetáculo em outubro e o Cirque du Soleil está com ingressos esgotados antes da estréia. Isso mostra que o público está ávido por bons espetáculos¿.

Sobre a Cooperativa Paulista de Circo Depois do Panorama Paulista de Circo (realizado em maio de 2006), primeiro evento da Cooperativa Paulista de Circo, criada há 8 meses, a entidade já prepara para outubro o projeto Circo Circuito, no Sesc Interlagos. Iniciativa do próprio setor circense, a Cooperativa Paulista de Circo tem como principal objetivo, mais do que defender os interesses da classe, colocar o foco no artista, gerando oportunidade de trabalho por meio de
> parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. A função da Cooperativa Paulista de Circo é a inclusão cultural, por meio do resgate da cultura circense e formação de público, criando condições para que pessoas interessadas possam ter acesso às variadas linguagens de circo dos grupos e trupes que integram a Cooperativa.


PROGRAMAÇÃO

Dia 14 de setembro, quinta-feira, às 14 horas

Apresentador ¿ Robson

Espetáculo com ¿ Caio Stolai (Circo Poeira - malabares e pirofagia), palhaços Haroldo Casali, Janjão e Charles), João Batista e Anderson Jesus (Raso da Catarina ¿ acrobacia), Amanda Orfei (grupo Netty Palácios - tecido), Sérgio Gelli (Família Gelli ¿ magia), Danila Bin (acrobalance) e palhaço Teobaldo (Grupo Gran Santim).

Dia 14 de setembro, quinta-feira, às 18 horas

Apresentador ¿ Milton Fabri

Espetáculo com ¿ Grupo Picadeiro Aéreo (saltos), Grupo Zé Brasil (malabares), Alessandra Thomazzini (contorcionismo), Elaine Frere (Grupo Autojabos- trapézio), Grupo Parlapatões Patifes e Paspalhões, mágico Spectro e Jaque Cubana (Circo Roda Brasil - paradas de mão).

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 10 horas

Apresentador ¿ Pirulitus

Espetáculo com ¿ Bruno Gelli (Família Gelli (rola-rola), palhaços Tchutchuco e Maria Eugênia, Rodrigo Racy (monociclo), Marília (Grupo Paraládosanjos - trapézio), palhaços Florzita e Pepin e Cláudia Ortaney (malabares).

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 12 horas

Apresentador ¿ Netty Palacios

Espetáculo com ¿ Abertura com trapézio de vôos, palhaços MioloTolo Calado e André (Grupo MioloTolo), Homem Pássaro (Circo Stankovich), Matin e Ivan (Circo Roda Brasil - paradas).

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 14 horas

Apresentador ¿ Netty Palácios

Espetáculo com ¿ Escada Livre (Circo Milton Fabry), Fratelli (malabares acrobáticos), Dupla do Gachola, Regina Helena fazendo o número da Bituca no Velho Oeste, Fábio Santos de Moraes (corda indiana), Amanda (Orfei - lira) e Romina Aurich (Double lira ¿ Circo Netty Palácios), Palhaços do Reco-Reco.

Dia 15 de setembro, sexta-feira, às 18 horas

Apresentação ¿ Netty Palácios

Espetáculo com ¿ Norma Beltran (Mini Circo Condor - argola), Sandro Gelli (Família Gelli - monociclo), palhaços Condor e Condorito, Viviane Rabelo (Equipe Alegria ¿ tranca, que é malabares com os pés), mágico Rokan (Mágico dos Dedos de Ouro), Priscila Palácios (Grupo Netty Palácios ¿ lira), palhaços Xuxu e Romista e Irmãos Fratelli (pirofagia).

Dia 16 de setembro, sábado, às 11 horas

PALHASSEATA ¿ show com palhaços e bandinha

Saída - Vale do Anhangabaú, em frente à lona

Ponto final ¿ Rua Abelardo Pinto, próximo ao Largo Paissandu

Dia 16 de setembro, sábado, às 15 horas

Apresentação ¿ Juliano Robatini

Espetáculo com ¿ Bruno Edson (equilíbrio em pratos), Sandra e Marcelo Milan (Circo Nosotros - escada), palhaços Pururuca e Mingau, Lea Lopes (Oz Academia Aérea - arame esticado), Romina Aurich (bambolê), palhaço Gelatina (Circo Monocirco - ventríloquo), Júlio e Sheila (Grupo Picadeiro Aéreo - bambu).

Dia 17 de setembro, domingo, às 15 horas

Apresentação ¿ Ari

Espetáculo com ¿ Simone (Grupo Picadeiro Aéreo - corda indiana), mágico King, Wander Silva (Equipe Alegria - malabares), Irmãos Marinho (rola-rola), Sônia Beltran (Mini Circo Condor - tranca - malabares com os pés), Sandra Milan (Circo Nosotros - trapézio) e Táxi Maluco.,Manuel Astorga

PALHAÇARIA PAULISTANA ¿ Programação com 12 espetáculos circenses com direção de Jairo Mattos e Mário Bolognesi. De 13 a 17 de setembro. Horários - Quarta às 18 horas; quinta e sexta às 10, 12, 14 e 18 horas; sábado e domingo às 15 horas. Censura ¿ Livre. Ingressos Gratuitos ¿ retirar senha meia hora antes do espetáculo. Palhasseata e espetáculo ¿ Dia 16 de setembro, sábado, a partir das 11 horas ¿ Saída do Vale do Anhangabaú.

Nenhum comentário: