Programação virada cultural:1no MCB - SP

 

 

Virada Cultural no MCB

O Museu da Casa Brasileira convida para a Virada Cultural, evento em que vários equipamentos culturais da cidade terão 24h de atrações, a ser realizado entre as 18 horas do sábado, 20 de maio, e domingo, 21 de maio. A programação é a seguinte:

Dia 20, sábado
 
Visitas guiadas às exposições:
18 às 20h - Santos Dumont designer
A exposição mostra que Alberto Santos Dumont foi um designer completo: ele concebeu, construiu e experimentou objetos que uniram forma e função com rara maestria e mudaram a história. O artista plástico Guto Lacaz projetou uma cenografia capaz de traduzir a inventividade desse ilustre brasileiro.
 
18 às 22h - Jardim do solar
A mostra apresenta o jardim do Museu – um oásis em meio à densa urbanização da região da avenida Faria Lima – como um acervo vivo e um dos últimos espaços verdes remanescentes que ilustram hábitos de moradia da elite paulistana, entre o final do século 19 e a 2ª Grande Guerra.
 
18 às 20h – Bancos indígenas: entre a função e o rito
A mostra faz uma ponte entre a arqueologia e o design contemporâneo e apresenta seis peças arqueológicas, das culturas Marajoara, Maracá e Tapajônica, e 58 bancos atuais. Estão representadas 16 sociedades indígenas.
 
18 às 20h - O móvel da casa brasileira
A exposição traz os processos de transformação pelos quais o mobiliário brasileiro passou, desde o século 17 até o final do século 20.
 
18 às 20h - Coleção Crespi-Prado
Objetos que pertenceram aos moradores originais da residência ocupada pelo MCB ilustram nesta mostra permanente como vivia, na primeira metade do século 20, um casal abastado e importante na vida política e cultural de São Paulo.
 
20 às 22h - Orquestra Mundana
A apresentação musical traz uma vibrante fusão da cultura brasileira às várias outras culturas que constituem nossas raízes mais profundas. Durante o espetáculo haverá passeios guiados à exposição Jardim do Solar.
 
20 às 23h - Jantar no Museu
Nesta noite, o restaurante Quinta do Museu, que prepara pratos como moqueca capixaba e barreado paranaense, estará excepcionalmente aberto para o jantar. Telefone:(11) 3031.0005 – www.quintadomuseu.com.br
 
Dia 21, domingo
11 às 12h - Camerata Vitta
Concebido para expressar o período vivido por Alberto Santos Dumont, o espetáculo traz em seu repertório obras de grande qualidade e expressividade, de compositores como Béla Bártok, Almeida Prado e Samuel Barber.
 
12 às 18h - Visitas guiadas às exposições:
Santos Dumont designer, Jardim do solar, O móvel da casa brasileira, e Coleção Crespi-Prado.
 
15 às 18h - Oficinas de origami
Criação de dobraduras tendo como referência desde a oca indígena até a casa de nossos dias, com a professora Lena das Dobraduras. Horários: 15 às 15h50, 16 às 16h50, e 17 às 17h50. Inscrições por ordem de chegada, até meia hora antes.
 
Observações importantes
Os eventos são gratuitos e com capacidade máxima de público. Os portões do Museu serão fechados quando a lotação máxima for atingida. Devido à insuficiência de vagas, o estacionamento do MCB estará aberto apenas a veículos com pessoas que tenham dificuldades de locomoção. Sugere-se o uso de táxi ou o estacionamento no Edifício Dacon.

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
01451-000 – São Paulo – SP
(11) 3032-3727

Nenhum comentário: