Ciclo "O cinema inglês nos anos 90"

 

de 05 a 16 de abril de 2006

No período de 5 a 16 de abril do corrente, a Sala Cinemateca estará exibindo a mostra "O cinema inglês nos anos 90", composta por 10 títulos, em cópias legendadas em português.

Embora a cinematografia inglesa não tenha na época criado nenhum movimento específico, o ciclo permitirá que o espectador entre em contato com obras de qualidade, dirigidas por diretores talentosos, mesmo que, em conjunto, ilustrem uma produção rotineira (sem que pese, nessa qualificação, um atributo de desprestígio).

Entre os diretores de peso, basta citarmos os nomes de cineastas respeitáveis como John Schlesinger, Mike Newell, Peter Medak e Stephen Frears. Grandes atores britânicos marcam sua presença nos filmes, tais como: Tom Courtenay, Albert Finney, Anthony Hopkins, David Thewlis, Liam Neeson, Miranda Richardson, Joan Plowright etc.

Uma das pérolas a destacar é a notável e pouco conhecida versão de O processo -- o pesadelo de Josef K. (The trial), cujo roteiro, inspirado pela obra de Franz Kafka, foi escrito por ninguém menos que o dramaturgo Harold Pinter, premiado com o Nobel de Literatura.

É preciso chamar também a atenção para o primoroso e impactante O segredo de uma sentença (Let them have it), que aborda um fato real em torno de um grave erro judiciário nos anos 50.

Em busca da felicidade (Cold Comfort Farm) é uma adaptação leve e divertida de uma sátira literária inglesa escrita em 1932 por Stella Gibbons, que, sob a direção de John Schlesinger, torna-se uma pequena obra-prima.

Muito charme e uma atmosfera quase mágica estão presentes em Sonho de Primavera (Enchanted April), quando quatro damas inglesas deixam-se contaminar pelo calor mediterrâneo do povo italiano.

Três amores e uma paixão (Close my eyes) destaca-se pela excelência dos intérpretes -- Alan Rickman, Sashia Reeves e o então pouco conhecido Clive Owen (de "Closer - Perto demais") -- vivendo as tensões de um triângulo amoroso e de uma relação incestuosa.

Forte e autêntico é o retrato bem-humorado que Stephen Frears traça da classe operária em A grande família (The snapper), baseado em obra literária de Roddy Doyle, autor de " The commitments" .

A trajetória da luta das minorias sexuais por seus direitos legais tem em O lugar dos meus sonhos (Stonewall) um marco a ser sempre evocado em relação à revolta dos freqüentadores do Stonewall, o boêmio bar de Greenwich Village.

Sobre À sombra de uma suspeita (Under suspiction) pode-se dizer que é, no mínimo, um policial competente com a sempre marcante presença de Liam Neeson.

Romance proibido (The playboys) é uma co-produção inglesa com os Estados Unidos e a Irlanda, baseada nas lembranças de infância do co-roteirista irlandês Shane Connaughton, contando com uma interpretação plena de frescor da atriz norte-americana Robin Wright Penn.

Um fato anedótico gira em torno do filme Atirando em peixes (Shooting fish), pois durante a rodagem grupos de ativistas pelos direitos dos animais, apresentaram-se nos estúdios para assegurarem que os peixes não sofreriam danos físicos. Consta que se retiraram embaraçados, uma vez que o título é uma mera figura de linguagem...

Núcleo de Programação

 

Sala Cinemateca

Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana

próxima ao Metrô Vila Mariana

Maiores Informações pelos telefones: 5084-2177 (ramal 210) ou 5081-2954

ingressos: R$ 8,00 (inteira)

R$ 4,00 (meia-entrada)

Atenção: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

 

Programação:

 

dia 05/04 (quarta-feira)

17h00 Sonho de primavera

18h50 Em busca da felicidade

20h50 O processo - o pesadelo de Josef K.

 

dia 06/04 (quinta-feira)

17h00 Atirando em peixes

19h00 Romance proibido

21h10 O lugar dos meus sonhos

 

dia 07/04 (sexta-feira)

17h00 À sombra de uma suspeita

18h50 O processo - o pesadelo de Josef K.

21h00 O segredo de uma sentença

 

dia 08/04 (sábado)

14h50 Romance proibido

17h05 O lugar dos meus sonhos

19h00 O segredo de uma sentença

21h10 Três amores e uma paixão

 

dia 09/04 (domingo)

15h15 A grande família

17h05 Sonho de primavera

19h00 Três amores e uma paixão

21h05 À sombra de uma suspeita

 

dia 12/04 (quarta-feira)

17h00 O lugar dos meus sonhos

18h55 O segredo de uma sentença

21h05 Sonho de primavera

 

dia 13/04 (quinta-feira)

17h15 Em busca da felicidade

19h15 À sombra de uma suspeita

21h10 A grande família

 

dia 14/04 (sexta-feira)

14h55 O lugar dos meus sonhos

16h50 O processo - o pesadelo de Josef K.

19h05 Sonho de primavera

21h00 Três amores e uma paixão

 

dia 15/04 (sábado)

15h05 Atirando em peixes

17h10 A grande família

19h00 Em busca da felicidade

21h00 O processo - o pesadelo de Josef K.

 

dia 16/04 (domingo)

14h45 O segredo de uma sentença

16h55 Romance proibido

19h10 Atirando em peixes

21h15 Em busca da felicidade

 

Fichas técnicas e sinopses:

 

À sombra de uma suspeita (Under suspiction), de Simon Moore

Inglaterra, 1991, 35mm, cor, 100’

Elenco: Liam Neeson, Laura San Giacomo, Kenneth Cranham, Maggie O’Neill

Sinopse: Em 1959, tendo desonrado a corporação, o policial Tony Aaron passa a atuar como detetive particular, prioritariamente criando falsos casos de adultério, que justifiquem, pela evidência, pedidos de divórcio. Ele acaba envolvendo até mesmo sua mulher num relacionamento fictício com o pintor Carlos Stasio, mas o casal é assassinado num quarto de hotel. Frank, um policial ex-companheiro de Tony, é designado para ocupar-se do caso. Suas suspeitas recaem sobre Angeline, amante de Carlos Stasio e herdeira de sua casa e de seus quadros bem como sobre o próprio Tony, pois não há coesão em seus respectivos álibis.

 

Atirando em peixes (Shooting fish), de Stefan Schwartz

Inglaterra, 1997, 35mm, cor, 109’

Elenco: Dan Futterman, Kate Beckinsale, Stuart Townsend, Rowena Cooper

Sinopse: Almejando juntar um milhão de libras, os rapazes Dylan e Jez logo reconhecem que suas chances de conseguir empregos bem remunerados são mínimas. Optam, então, por trapacear tipos ricos e ambiciosos e contratam a jovem Georgie como uma espécie de secretária para ajudar-lhes na empreitada. O jogo, porém, tem uma regra: nunca enganar pessoas honestas. Um triângulo amoroso entre eles não tarda a se formar.

 

Em busca da felicidade (Cold Comfort Farm), de John Schlesinger

Inglaterra, 1995, 35mm, cor, 105’

Elenco: Kate Beckinsale, Eileen Atkins, Rufus Sewell, Ian McKellen, Sheila Burrell

Sinopse: No início da década de 1930, a sofisticada jovem londrina Flora, que ficara órfã recentemente, vai morar com seus severos e rústicos parentes em Cold Comfort Farm. Nessa fazenda tristonha, Flora, ao invés de sentir-se intimidada, procura, com sua inabalável autoconfiança, propiciar a efetiva realização dos anseios de todos.

 

A grande família (The snapper), de Stephen Frears

Inglaterra, 1993, 35mm, cor, 95’

Elenco: Colm Meaney, Ruth McCabe, Tina Kellegher, Peter Rowan

Sinopse: Na Irlanda, a jovem e voluntariosa Sharon vive com seus pais e seus numerosos irmãos e irmãs, todos da classe operária. Quando fica grávida, recusa-se a revelar o nome do pai da criança, transformando-se no assunto preferencial das conversas do vilarejo. Com o marido sempre embriagado, a matriarca empenha-se em conduzir os rumos da família dentro do bom-senso e do amor.

 

O lugar dos meus sonhos (Stonewall), de Nigel Finch

Inglaterra, 1995, 35mm, cor, 99’

Elenco: Guillermo Diaz, Fred Weller, Duane Boutte, Luis Guzmán

Sinopse: Stonewall era um famoso bar do boêmio bairro de Greenwich Village, freqüentado por homossexuais, lésbicas e dragqueens. Narrado por "la Miranda", um usuario regular do local, o filme conta tanto sobre sua paixão pelo belo e raivoso "Matty Dean" como sobre "Bostonia", uma espécie de supermãe orientadora das dragqueens iniciantes. Sujeitos a periódicas invasões policiais, extorsões e brutalidades, os freqüentadores decidem revoltar-se, culminando nos acontecimentos de um fatídico dia de 1969, quando clamaram por seus direitos.

 

O processo - o pesadelo de Josef K. (The trial), de David Hugh Jones

Inglaterra, 1993, 35mm, cor, 120’

Elenco: Kile MacLachlan, Anthony Hopkins, Jason Robards Jr., David Thewlis, Alfred Molina, Polly Walker

Sinopse: Ao acordar certa manhã, o desafortunado escriturário Josef K. encontra dois homens estranhos em seu quarto, que lhe revelam que ele está preso. Ele não consegue apurar de que crime está sendo efetivamente acusado, mas afirmam-lhe que terá de responder a um processo. A natureza de seu aprisionamento, todavia, é estranha, pois permitem que fique livre e vá trabalhar. Entretanto, Josef K. perceberá rapidamente que, a despeito da singularidade de sua situação, o processo é real e ele tenta desesperadamente ser dispensado de comparecer à corte para o julgamento.

 

Romance proibido (The playboys), de Gillies MacKinnon

Inglaterra/Irlanda/Estados Unidos, 1992, 35mm, cor, 117’

Elenco: Albert Finney, Robin Wright Penn, Aidan Quinn, Milo O’Shea

Sinopse: Nos anos 50, a jovem Tara escandaliza sua provinciana cidadezinha irlandesa ao ter um filho sem ser casada e por negar-se a revelar o nome do pai. Como ela é extremamente bonita, todos os homens desejam-na, particularmente o maduro sargento Hegarty. A chegada de uma trupe de artistas vai trazer mais agitação ao local, em especial quando Tara apaixona-se por um dos membros do grupo conhecido como "Os Playboys".

 

O segredo de uma sentença (Let them have it), de Peter Medak

Inglaterra, 1991, 35mm, cor, 115’

Elenco: Christopher Eccleston, Tom Courtenay, Eileen Atkins, Paul Reynolds

Sinopse: Em Londres, no início dos anos 50, o jovem Derek, bastante simplório e de uma natureza muito doce, acaba enturmando-se com um grupo de pequenos marginais,liderado pelo também jovem Chris, um aficcionado pelos filmes de gangsteres americanos. Acusados posteriormente do assassinato de um policial, eles vão parar no "corredor da morte", sentenciados à pena capital.

 

Sonho de primavera (Enchanted April), de Mike Newell

Inglaterra, 1992, 35mm, cor, 97’

Elenco: Miranda Richardson, Joan Plowright, Alfred Molina, Polly Walker

Sinopse: Com o intuito de escaparem de suas vidas tediosas e na esperança de encontrarem uma sólida relação afetiva, duas amigas alugam uma luxuosa mansão na riviera italiana, juntamente com outras duas mulheres que não conheciam. Para todas as quatro, essa pequena fuga será plena de encantos, surpresas e transformações existenciais.

 

Três amores e uma paixão (Close my eyes), de Stephen Poliakoff

Inglaterra, 1991, 35mm, cor, 109’

Elenco: Alan Rickman, Clive Owen, Saskia Reeves, Karl Johnson

Sinopse: Após anos de uma tensa convivência, Richard inicia uma relação incestuosa com sua irmã mais velha, Natalie. Apesar de ter suas origens na classe operária, Natalie havia se casado com o rico e corrupto Sinclair, que a levara para morar num bairro sofisticado, onde vivem um dia-a-dia enfadonho e coercitivo. Enquanto a relação passional dos irmãos cresce em intensidade e culpa, Sinclair passa a suspeitar de que sua mulher está tendo um caso.

Nenhum comentário: