SITE COLABORATIVO OVERMUNDO NO AR

COM NOTÍCIAS, GUIAS E CULTURA DE TODO BRASIL
Um enorme site colaborativo, onde qualquer pessoa pode participar. Este é o Overmundo (www.overmundo.com.br). Nele haverá informações culturais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, com destaque para o que não encontra espaço na mídia tradicional. Um guia e uma agenda cultural de cada cidade também estarão disponíveis e serão perpetuamente atualizados, de forma colaborativa. O Overmundo ainda trará um banco de produtos culturais, com vídeos, textos músicas e imagens de todo o país, tudo licenciado em Creative Commons, ou seja, toda produção poderá ser baixada e reutilizada, de acordo com a escolha de cada autor.
Em suma, é um tremendo caldeirão cultural de livre uso, livre acesso e livre construção, que se inspira e vai além de iniciativas como a Wikipedia, o site inglês Collective e a revista Kuro5hin . Desde o final de 2005, o Overmundo já é habitado por 27 animadores culturais que trabalham na produção de informações, guias e agendas para cada um dos Estados brasileiros. Mas a grande revolução virtual acontece mesmo a partir do dia 6 de março, quando qualquer interessado poderá contribuir com notícias e completar a agenda cultural e o guia de sua cidade (ou mesmo abrir uma agenda ou guia para uma nova cidade). Pelo conceito colaborativo adotado, os próprios participantes do Overmundo contribuem na edição e construção das informações do site. Trata-se de uma comunidade nova, aberta e inovadora.
E para marcar esse lançamento tão importante, o Overmundo vai promover festas e eventos simultâneos em todas as regiões do Brasil. A barulheira vai ser na sexta-feira, 10 de março, fechando a primeira semana de funcionamento do portal. Vai ser uma festança nacional, bem com a cara do site.
Petrobras
O Overmundo se tornou possível graças ao patrocínio da Petrobras, que convidou o Núcleo de Idéias Movimento para atacar de frente um grave problema do atual cenário cultural brasileiro: uma produção cada vez maior, da qual só uma mínima parcela consegue ser divulgada ou distribuída para o público.
Núcleo de Idéias Movimento
O Overmundo foi criado para ter vida própria. A concepção foi feita pelo Núcleo de Idéias Movimento, composto por:
Hermano Vianna , antropólogo, criador de vários programas de TV (Programa Legal, Brasil Legal, Música do Brasil, Além Mar, Brasil Total e tantos outros), curador do Tim Festival e do Percpan, entre várias outras ocupações; Alexandre Youssef, ex-coordenador da Juventude da Prefeitura de São Paulo, advogado, produtor, consultor cultural e fundador do Studio SP; José Marcelo Zacchi, advogado e gestor público, ex-assessor e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, fundador e ex-diretor do Instituto Sou da Paz e consultor do Banco Mundial; Ronaldo Lemos, professor e coordenador da área de propriedade intelectual da Escola de Direito da FGV (RJ), membro do conselho de administração do Creative Commons Internacional e diretor do projeto no Brasil e membro da comissão de Comércio Eletrônico do Ministério da Justiça
.
Um novo canal para divulgar a sua obra, para ser visto e comentado
A banda de Macapá, o escritor do interior catarinense, o desenhista do Mato Grosso, o poeta de Rondônia, o rapper do interior paulista. No Overmundo todos eles têm espaço. O primeiro a contribuir foi o Ministro Gilberto Gil, que lá colocou sua música Oslodum e permitiu que ela seja livremente baixada e remixada. Qualquer pessoa que contribui para que nossa cultura seja mais rica e diversificada agora tem onde mostrar e divulgar seu trabalho. Sempre que quiser e para o Brasil e o Overmundo todo.
O que é Creative Commons
É um projeto sem fins lucrativos que busca uma alternativa para a cultura em tempos de internet. O projeto disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais, permitindo que o autor escolha como deseja permitir à sociedade utilizar a sua obra. Criado pelo Professor Lawrence Lessig, da Universidade de Stanford, o CC ( www.creativecommons.org.br) oferece diversas modalidades de proteção, permitindo que todos possam exercer desde alguns até vários direitos sobre a obra. No Brasil, é coordenado pelo CTS (Centro de Tecnologia e Sociedade) da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, que é dirigido pelo advogado Ronaldo Lemos, um dos criadores do Overmundo.

Nenhum comentário: