Fundação Joaquim Nabuco lança edital de artes visuais

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife (PE), anunciou o lançamento do edital do Projeto Trajetórias 2006, coordenado pelo Setor de Artes Plásticas da instituição, que seleciona projetos de artistas para ocuparem as galerias Baobá, Massangana e Vicente do Rego Monteiro, localizadas na capital pernambucana.

O Trajetórias vem se notabilizando por ser um espaço privilegiado de experimentação e de visibilidade para artistas de todo o Brasil, promovido por uma instituição pública federal que tem atuação regional e que procura evidenciar a diversidade da produção artística contemporânea. Todas as exposições são acompanhadas de um projeto educativo de referência.

O Projeto Primeiro Olhar promove atualizações para professores da rede pública e privada de ensino, conversas entre os artistas e os professores, oficinas experimentais para grupos diversos e debates com pensadores de todos os campos do conhecimento.

O Projeto Café e as visitas comentadas pelos artistas têm o intuito de aproximar ainda mais os artistas selecionados do público pernambucano, propiciando trocas efetivas e a ampliação de audiência para a arte contemporânea na região. A instituição procura estabelecer um diálogo produtivo e colaborativo com os artistas para viabilizar da melhor maneira possível os trabalhos em sua completude.

A inscrição para o Projeto Trajetórias é gratuita e acontece até 29 de março, e pode ser feita de segunda a sexta-feira, na Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, localizada à rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife (PE), Cep 52.010-100. O telefone de contato é (81) 3421-3266. As propostas enviadas por correio devem atender a data de postagem seja compatível com o último dia do prazo estabelecido para o acolhimento das inscrições.

Podem inscrever-se artistas plásticos e grupos de artistas brasileiros e estrangeiros, desde que não tenham realizado exposição individual, em dupla ou coletiva em quaisquer das galerias da Fundaj nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido no regulamento. Serão aceitos apenas projetos inéditos na Região Metropolitana do Recife.

A Fundação Joaquim Nabuco oferece um incentivo de R$ 1.000,00 para auxiliar o artista em suas despesas com a mostra. O edital está disponível apenas na homepage da Fundação Joaquim Nabuco e pode ser acesso no seguinte endereço: www.fundaj.gov.br.

Nenhum comentário: