Virada Sustentável conta com plataforma de crowdfunding para apoiar ações

Nos próximos dias 2 e 3 de junho, São Paulo recebe a segunda edição da Virada Sustentável, evento que promove por toda a cidade atividades relacionadas ao tema. A novidade para este ano é a parceria entre a inciativa e o site de crowdfunding Movere, que abre espaço para sete projetos na luta para conquistar financiamento e fazer parte da programação da Virada deste ano.

André Palhano, idealizador do evento com Mariana Amaral, diz que o tema tem tudo a ver com a plataforma. Para ele, a ideia de democratizar o processo de financiamento, tirando-o exclusivamente da dependência de uma empresa investidora está na essência da ideia de sustentabilidade. “O sonho é que um dia a virada inteira seja financiada por crowdfunding”, afirma.

A ideia do evento surgiu da vontade dos organizadores de tirar da sustentabilidade a pecha apocalíptica e mal-humorada que eles viam quando se falava sobre o assunto. Para subverter a situação, eles decidiram expor o tema sob um olhar mais lúdico, tendo a arte como mediadora.

Assim nasceu a primeira edição da Virada Sustentável em 2011. O projeto reuniu 482 atrações em diversos locais da cidade e teve cerca de 500 mil visitantes durante o fim de semana em que ocorreu. “Apenas catalizamos uma necessidade que estava ali”, explica Palhano sobre o sucesso da iniciativa.

Neste ano, os idealizadores pretendem que a Virada se expanda, chegando até as áreas mais periféricas da cidade, Centros Educacionais Unificados (CEUs) e instituições culturais. “Este foi um dilema que vivemos no ano passado. Queremos que o evento se espalhe muito mais por São Paulo”, conta.

Projetos - Cada um dos sete projetos que pedem ajuda do público para integrar a programação da Virada Sustentável 2012 aborda o tema de maneira distinta.

Para o artista visual Rage, as pessoas só tem uma visão real do problema quando são confrontados por ele ou o vivenciam diretamente. Por isso, o designer criou o projeto Enfermos, que vai intervir na paisagem de São Paulo, colocando esparadrapos gigantes e equipamentos de soro em árvores por toda cidade.

“Acho importante as pessoas se darem conta de que o mundo é feito de natureza, e não de cidades. Tendo isso em mente acho que a preocupação em degradar cada vez menos a natureza vem naturalmente”, afirma Rage.

Motivação semelhante levou os artistas de rua Biofa, Tgui e Zéis a desenvolver a inciativa O Brasil é um Papelão, que produz arte a partir de materiais dispensados na coleta de lixo.

Durante a Virada, o trio pretende promover uma exposição com as obras criadas a partir desses materias, pondo em xeque sua inutilização. “Queremos deixar claro questões sociais além da arte”, afirma Adriana Yuki, uma das organizadoras do projeto.

O público também pode escolher financiar uma série de oficinas de sensibilização e conscientização ambiental, que será oferecida pela Morada da Floresta, espécie de eco-residência que sedia cursos e fornece produtos e serviços voltados às práticas sustentáveis.

Entre as atividades ecológicas previstas para o final de semana estão uma oficina de horta urbana e um almoço orgânico vegetariano. Para as crianças, o grupo irá oferecer oficinas de arte ecológica, plantio e pintura, e confecção de brinquedos e intrumentos musicais reciclados.

Cláudio Spínola, idealizador da Morada da Floresta, diz ser otimista quanto às discussões sobre sustentabilidade. “A cada dia que passa mais se fala e se discute sobre esse assunto”.

Carroça “tunada” – Agentes importantes no processo de coleta e reciclagem do lixo, os catadores também serão agraciados nesta edição da Virada Sustentável. O projeto Pimp My Carroça, cujo o nome faz alusão a um programa de TV que dá um upgrade em automóveis usados, pretende contemplar 50 catadores com a recauchutagem completa de seus instrumentos de trabalho.

Em um pit stop montado na rua, as carroças passarão por uma reforma estrutural, recebendo equipamentos de segurança (como retrovisores e faixas reflexivas) e a arte de grafiteiros. Os pilotos também desfrutam do evento. A eles serão oferecidas camisetas do projeto, uma refeição caprichada, consulta com um clínico geral e com oftalmologista e um papo com um especialista em dependência química.

Além de apoiar o projeto no Movere e ajudá-lo a tornar-se realidade, o público também é convidado a enviar sugestões de frases que possam ilustrar ainda mais os veículos dos catadores, através do e-mail pimpmycarroca@gmail.com.

De acordo com o artista de rua Mundano, idealizador da inciativa, serão cerca de 200 pessoas trabalhando durante o evento. Sobre o trabalho conjunto tanto na execução do projeto quanto em seu financiamento, ele comenta: “Acho que a sociedade está começando a sacar que a transformação será feita por pessoas agindo coletivamente”.

Para saber mais sobre a Virada Sustentável, acesse o site www.viradasustentavel.com.

Para conhecer e apoiar os projetos ainda sem financiamento para o evento, clique aqui.

Fonte: Cultura e Mercado

RUMOS ITAÚ CULTURAL – LANÇA 3 Editais

Rumos Dança

O Itaú Cultural lança, por meio do programa Rumos, três novos editais: Cinema e Vídeo, que chega à sua sétima edição; Dança, na sua quinta edição; e Moda e Design, inédito.

Acesse o texto completo de cada um deles. Para se inscrever, você deve primeiro acessar sua conta. Caso não tenha uma, cadastre-se. Em caso de dúvidas, veja se sua questão foi respondida no FAQ ou nos envie uma mensagem!

Pioneiro e Abrangente

Principal linha de atuação do instituto, o Rumos Itaú Cultural foi criado em 1997 para localizar, apoiar e difundir projetos artísticos e culturais, por meio de edital público e comissão autônoma. O programa foi pioneiro no mapeamento do que é produzido em arte e cultura no Brasil contemporâneo, mobilizando pesquisadores, artistas, especialistas e instituições de todo o país.

Em 2011, completaram-se 14 anos de atividade. Nesse período, foram cerca de 24 mil projetos inscritos e 990 projetos apoiados em Arte Cibernética, Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Dança, Teatro, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música e Pesquisa Acadêmica. O trabalho dos selecionados foi exposto para mais de 3 milhões de pessoas, no instituto e em itinerância pelo Brasil e pelo restante da América Latina.

Além disso, as obras foram divulgadas por mais de 900 emissoras parceiras de rádio e televisão. O material permanece disponível no nosso site. Lá, você acessa os selecionados anteriores de Cinema e Vídeo e Dança, assim como os das demais áreas. O dia a dia do Rumos – mapeamento, ações de divulgação e itinerância e eventos em geral – é informado pelo site e por um blog especial.

Secretária Municipal da Cultura de São Paulo - Lei de Incentivo 2012

 

Secretaria de Cultura abre inscrições de projetos para Lei de Incentivo 2012

A Lei de Incentivo receberá inscrições de 20 de março a 31 de agosto de 2012 e irá cobrir eventos culturais e iniciativas de preservação do patrimônio históricos realizados dentro da cidade de São Paulo.
Para este ano, o investimento disponível será destinado à realização de projetos das áreas de música; artes cênicas (teatro, circo e dança); audiovisual (cinema, vídeo e multimídia); artes visuais (artes plásticas, artes gráficas e fotografia); literatura e bibliotecas; patrimônio histórico e acervos; registro, inventário e conservação de tradições culturais.
A aprovação do incentivo depende do atendimento às especificações do edital e da apresentação da documentação exigida. A análise será realizada segundo a ordem de apresentação de termo de compromisso e assinatura do termo de responsabilidade junto a CAAPC - Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais. Os interessados podem consultar o texto completo no link abaixo.
O requerimento de inscrição, a descrição do projeto cultural e os documentos exigidos pelo edital deverão ser entregues na Secretaria Executiva da CAAPC, localizada na Avenida São João, 473, 10º andar, de segunda a sexta, das 10h às 16h, ,mediante pré-agendamento através do e-mailcaapc@prefeitura.sp.gov.br até 24/08/2012.
Obs. Solicitamos sua atenção para o agendamento que só poderá ser efetuado até 24 de agosto de 2012.

Edital da Lei de Incentivo 2012 (Caso não consiga visualizar faça o download do Adobe Reader)
Requerimento de inscrição.

Informações:
CAAPC - Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais
Telefone 3397-0061 e 3397-0062

Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais

Coordenadora

Regina Célia Vieira Muniz

Secretária Executiva

Rita de Cássia João Natacci

Artes Cênicas 

Titular: Rafael Rosa Righini

Suplente: Célia Terpins

Artes Visuais

Titular: Ana Maria Antunes Farinha

Suplente: Ana Maria Netto Nogueira

Cinema e Vídeo

Titular: Caio Plesmman

Suplente: Bruno Pardini Junior

Crítica e Formação Cultural

Titular: Dora Silveira Corrêa 

Suplente: Mônica Shiroma de Carvalho

Literatura e Biblioteca

Titular: Cristiane Camizão Rokicki

Suplente: Susanna Florissi

Música

Titular: Carlos Eduardo Tavares Ruocco

Suplente: Luis Felipe da Gama Pinto

Patrimônio Histórico e Cultura

Titular: Ana Luiza Martins

Suplente: Guiomar Leitão

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura

Éder Azevedo Mazini

Juliano Matteo Gentile

José Augusto Ribeiro

Júlio César Doria Alves

Mauro Cabrelon

Sérgio Luis Abraão

Saiba mais:

PREPARE-SE DINHEIRO PARA PROJETOS CULTURAIS

 

Programe-se com antecedência para os editais que logo serão abertos:

Aos que desejarem consultoria na formatação de projetos contato: Wellington R Costa Tel 11 94550402(Claro) 81303848(Tim) wellingtonrc1961@gmail.com

Lista de Editais esperados,(baseado nas inscrições de 2011, havendo a possibilidade de alterações, inclusões ou supressão de categorias, modulos e valores.):

APOIO À PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO INÉDITO DE TEATRO NO ESTADO DE SÃO PAULO. PREMIAÇÃO EM 3 MÓDULOS: Modulo 1 – 14 (quatorze) prêmios de R$ 50.000,00 cada. Modulo 2 – 10 (dez) prêmios de R$ 100.000,00 cada. Modulo 3 – 6 (seis) prêmios de R$ 150.000,00 cada.

APOIO À CIRCULAÇÃO E DIFUSÃO DE PEÇAS DE TEATRO NO ESTADO DE SÃO PAULO    PREMIAÇÃO EM 2 MÓDULOS: Modulo 1 – 18 (dezoito) prêmios de R$ 50.000,00 cada. Modulo 2 – 06 (seis) prêmios de R$ 70.000,00 cada.

APOIO A NOVAS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE DANÇA NO ESTADO DE SÃO PAULO  PREMIAÇÃO EM 2 MÓDULOS: Modulo 1 – 10 (dez) prêmios de R$ 50.000,00 cada. Modulo 2 – 09 (nove) prêmios de R$ 70.000,00 cada

APOIO À CIRCULAÇÃO E DIFUSÃO DE ESPETÁCULOS DE DANÇA NO ESTADO DE SÃO PAULO – PREMIAÇÃO EM 2  MÓDULOS: Modulo 1 – 08 (oito) prêmios de R$ 40.000,00 cada. Modulo 2 – 06 (seis) prêmios de R$ 60.000,00 cada.

APOIO À PROJETOS DE FESTIVAIS DE ARTES NO ESTADO DE SÃO PAULO – PREMIAÇÃO EM 4 MÓDULOS: Modulo 1 – 07(sete) prêmios de R$ 30.000,00 cada. Modulo 2 – 16 (dezesseis) prêmios de R$ 60.000,00 cada. Modulo 3 – 12 (doze) prêmios de R$ 90.000,00 cada. Modulo 4 – 03 (três) prêmios  de R$ 150.000,00 cada

APOIO A PROJETOS DE DIFUSÃO DA LITERATURA NO ESTADO DE SÃO PAULO  – PREMIAÇÃO EM 2 MÓDULOS – Modulo 1 – 08 (oito) prêmios de R$ 25.000,00 cada. Modulo 2 – 10 (dez) prêmios de R$ 50.000,00 cada. Esse Edital compreende – oficinas literárias, cursos sobre literatura, contação de histórias, palestras e afins e  programas de áudio ou audiovisual para divulgação da literatura.

APOIO À PROJETOS DE MONTAGEM E/OU MANUTENÇÃO DE ESPETÁCULO CIRCENSE NO ESTADO DE SÃO PAULO  – PREMIAÇÃO EM 3 MÓDULOS – Modulo 1 (grupos, trupes e cias circenses) – 10 (dez) prêmios de R$ 42.000,00 cada. Modulo 2 (circos de lona de pequeno e médio porte) – 10 (dez) prêmios de R$ 60.000,00 cada. Modulo 3 (circos de lona de grande porte) – 01 (um) prêmio de R$ 80.000,00 cada.

APOIO À PROJETOS DE PRODUÇÃO DE NÚMEROS CIRCENSES NO ESTADO DE SÃO PAULO–PREMIAÇÃO EM 1 MÓDULO – Módulo 1 – 45 (quarenta e cinco) prêmios de R$ 10.000,00 cada

APOIO À PROJETOS DE PUBLICAÇÃO DE LIVRO NO ESTADO DE SÃO PAULO– PREMIAÇÃO EM 1 MÓDULO – Modulo 1 – 25 (vinte e cinco) premiações de R$ 15.000,00 cada.

APOIO A CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE HISTORIAS EM QUADRINHOS NO ESTADO DE SÃO PAULO – PREMIAÇÃO EM 1 MÓDULO – Módulo 1 – 10 (dez) prêmios de R$ 25.000,00 cada

APOIO A PROJETOS DE PROMOÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COM TEMÁTICA LGBT NO ESTADO DE SÃO PAULO – PREMIAÇÃO EM 3 MÓDULOS – Modulo 1 -06 (seis) prêmios de R$ 10.000,00 cada. Modulo 2 – 20 (vinte) prêmios de R$ 20.000,00 cada. Modulo 3 – 08 (oito) prêmios de R$ 30.000,00 cada.

APOIO A PROJETOS DE CRIAÇÃO E/OU MANUTENÇÃO DE SITE DE CULTURA NO ESTADO DE SÃO PAULO– PREMIAÇÃO EM 1 MÓDULO – Modulo 1 – 12 (doze) prêmios de R$ 15.000,00 cada.

APOIO A PROJETOS DE PROMOÇÃO DA CONTINUIDADE DAS CULTURAS TRADICIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO – PREMIAÇÃO EM 1 MÓDULO – Modulo 1 – 45 (quarenta e cinco) prêmios de R$ 18.000,00 cada.

APOIO A PROJETOS DE HIP HOP NO ESTADO DE SÃO PAULO) – PREMIAÇÃO EM 1 MÓDULO – Modulo 1 – 15 (quinze) prêmios de R$ 25.000,00 cada. Esse Edital compreende expressões em Grafite, Dança (Breaking, Popping e Locking), D.J. e M.C

APOIO A PROJETOS DE ARTES VISUAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO– PREMIAÇÃO EM 1 MÓDULO – Modulo 1 – 25 (vinte e cinco) prêmios de R$ 20.000,00 cada.