O Passado e o Futuro da Bienal de São Paulo

SESI RIO CLARO - PROJETO LOCAL EM CENA REGIONAL 2011 (RIO CLARO)

Entre os dias 1º e 30 de abril, o Núcleo de Artes Cênicas do Teatro do SESI Rio Claro estará com inscrições abertas para seleção de projetos culturais nas áreas de teatro, dança e música. Os selecionados farão apresentações no teatro da entidade, durante o segundo semestre de 2011. Para participar, as companhias e grupos profissionais precisam estar regularizados e suas sedes devem se localizar a, no máximo, 180 km de distância da unidade. Informações e inscrição: www.sesisp.org.br/rioclaro (no menu "sociocultural").

F CPT

EDITAIS DO PROAC Nº1 E Nº 2

Estão abertas as inscrições para o edital do ProAC nº1 - Produção de Espetáculo Inédito de Teatro (até dia 25 de maio) e do ProAC nº 2 - Difusão e Circulação de Espetáculo de Teatro (até dia 23 de maio). Para baixar os editais, clique aqui.

Fonte CPT e SecultSP

PROAC ICMS

Estão abertas as inscrições para cadastro de proponentes no PROAC ICMS. Confiram a seguir as datas para as inscrições:
• A partir de 14 de março de 2011, estarão abertas as inscrições de novos proponentes para obtenção dos benefícios do ProAC, por meio de incentivo fiscal do ICMS.
• A partir de 21 de março de 2011, estarão abertas as inscrições de novos projetos para obtenção dos benefícios do ProAC, por meio de incentivo fiscal do ICMS.
• No dia 30 de abril de 2011, serão encerradas as inscrições de novos proponentes e de novos projetos para obtenção dos benefícios do ProAC, por meio de incentivo fiscal do ICMS.
• A Comissão de Análise de Projetos - CAP somente aprovará projetos cujos valores somem R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais). Atingido este valor, não serão mais aprovados projetos.
Atenção: não há restrição de números de projetos para o cnpj da CPT. O interessado deverá utilizar o login e senha da CPT e indicar um representate do projeto (pessoa física responsável pela realização do projeto). para ter acesso ao login manda um e-mail: gestao1@cooperativadeteatro.com.br identificando o nome do grupo, nome do representante a ser indicado e seu número de matrícula. Mais informações pelo telefone 2117-4743.
Inscrições: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/PAC/menuitem.2f855eac8237c14de8017010c1108a0c/

Fonte Secult / CPT

5ª MOSTRA DE TEATRO DE RUA DE BARUERI ABRE INSCRIÇÕES (BARUERI)

Entre 1 de abril e 3 de junho, a cidade de Barueri recebe inscrições para a 5ª Mostra de Teatro de Rua de Barueri, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Serão escolhidos cinco grupos entre as categorias adulto, infantil ou infanto-juvenil. Formulário de inscrição aqui. Informações: (11) 4198-0972.

Fonte de CPT

SESI PIRACICABA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS CULTURAIS (PIRACICABA)

Entre os dias 1º e 30 de abril, o Núcleo de Artes Cênicas do Teatro do SESI Piracicaba estará com inscrições abertas para seleção de projetos culturais nas áreas de teatro, dança e música. Os selecionados farão apresentações no teatro da entidade, durante o segundo semestre de 2011. Para participar, as companhias e grupos profissionais precisam estar regularizados e suas sedes devem se localizar a, no máximo, 180 km de distância da unidade. Informações: (19) 3403-5900 e 3403- 5928.

Fonte CPT

BULLYING CULTURAL

Hoje fui molestado virtualmente por uma criatura aparentemente instável que alega ser uma Agitadora Cultural...

Inicialmente a criatura me questionava sobre verbas publicas e eu respondi que pelo que sei não existem verbas publicas para ninguém que organize abaixo assinados e organizar passeatas contra as políticas culturais.  Ou seja, ela deseja que o governo lhe forneça recursos financeiros destinados a cultura e artes para que ela possa fazer abaixo assinados e passeatas contra as políticas culturais do próprio governo... Uma solicitação sem nexo, propósito e que foge do principio de fomentar artes e manifestações culturais relevantes que é uma das reais metas das atuais políticas culturais.

O dialogo seguiu e pouco a pouco a criatura ficou aparentemente instável em suas alegações e me chamou de invejoso... 

Estanquei com tal alegação despropositada e eu que mal me lembrava dela direito fui olhar com mais vagar em seu perfil... Descobri que é professora de uma rede municipal, tem um blog e agita abaixo assinados, alguns sem propósitos específicos e outros mais direcionados que diante de minha ótica são irrelevantes. Como usava uma foto de uns animaizinhos em seu perfil, me questionava de onde conhecia tal criatura invulgar que no meu senso pessoal de valores aparentava ser um pouco tresloucada; notei que ela era de uma das faculdades que freqüentei e me recordei como liderava um grupeto que praticava Bullying contra mim e contra outros que lutavam para aprenderem arte, exporem, participarem de salões, ou seja, ela se considerava uma artista plena e que nos éramos seus inferiores e merecíamos ser cobertos publicamente por seu escárnio, piadinhas de mau gosto e atitudes similares; sendo o que hoje podemos chamar de Bullying...  Lá nos bancos da faculdade ela e suas parceiras alegavam que nos outros as invejávamos por serem talentosas... Coisas do final da adolescência que hoje me soam irrelevantes, mas não deixei barato, comentei que nada tinha para invejá-la, se tivesse que invejar alguém seria quem detivesse muito talento e um percurso profissional o qual eu ambicionasse ter igual e que fato, na medida das possibilidades, eu estou feliz com minha vida, minhas conquistas e por nada desejava trocar o que lutei e batalhei para obter pelo que ela era obteve. 

Para que eu disse isso...

A coisa mais gentil que a criatura me disse era que eu era um porco... Os demais adjetivos que me direcionou prefiro, por recato, sequer reproduzir... Eu ria de tais injurias por notar que cada uma delas era coroada por frustrações e recalques pessoais que ela aparentemente detinha sobre sua própria vida e conquistas... Fiquei feliz de ver que o que me machucava no passado na sala de aula e nos corredores no fim de minha adolescência agora nada mais significava... Ri dela e expressei o porquê ria, ao notar como a inveja que ela atribui a mim era na verdade dela em relação a todos que conquistaram com suor e luta seu devido lugar ao sol dentro do cenário cultural e artístico... Diante de meu riso e de não ligar as ofensas direcionava, ela ficou aparentemente mais descontrolada e por fim me ameaçou de processar por calunia e difamação e me broqueou... Para meu alivio.

Ponderei, meio que rindo, sobre todos estes fatos... Mas notei as implicações serias que possuem, algumas delas preocupantes; se a frustração dela se majorar e não detiver controles poderá querer sair da mera agitação cultural ativista para cometer um atentado contra quem tiver conquistado a fama, gloria ou recursos financeiros que ela julgava serem seus... Poderíamos ver alguém invadir um show, uma exposição ou qualquer local que reúnam artistas famosos atirando tresloucdamente por ter frustrações profundas em relação a quem tenha fama pela qualidade do trabalho efetivado... Ou seja, hoje depois do morticínio de crianças inocentes, sabemos que no seio de nossa sociedade nutrimos criaturas que não conseguem lidar com normalidade com o mundo e são capazes de certas demências.

Se por um lado fico feliz por notar que eu e outras vítimas, de um serio Bullying do passado, transcendemos, conquistaram seu espaço devido e seus opressores seguem por mais ou menos frustrados por não terem obtido da sociedade aquilo que julgavam ser merecedores ter; por outro lado devemos nos preocupar por artistas frustrados que não conquistaram o que sonhavam para si... Nunca podemos nos esquecer que tivemos dois notórios artistas frustrados que desempenharam papeis trágicos na historia da humanidade: Hitler e Nero... Tal faz com que sejamos cada vez mais cuidados ao lidarmos com frustrações profundas que a nossa atual virtualidade nos proporciona, pois atrás de cada atitude tresloucada de cunho virtual pode haver um potencial assassino psicótico, pronto a cometer atrocidades.

Não acredito que a criatura me molestou chegara a pontos mais funestos em suas atitudes, certamente se fechara na ilusão que eu e muitos a invejam e seguira destilando suas alegadas "agitações culturais”, abaixos assinados sem sentido e tentara atrair para si o apoio de outros frustrados similares, mas como não possui um verdadeiro carisma esta pequena tropa de choque não se transformará em um exercito... Mas outros frustrados carismáticos podem surgir e devemos estar alertas.

A criatura que me molestou não efetivara nenhuma atitude violenta, se assim o fizesse demonstraria que a alegada inveja que diz os outros terem dela é ela que detém de outros... Ou seja, uma parcela de sua aparente patologia social sempre nos protegera... E logo, para mim ela retornará a poeira do esquecimento na qual se encontrava, pois o que fez, o que faz, foi antes ou é gora a mim é irrelevante e espero que consiga ser feliz em seu caminho.

Mas o alerta está dado e ao vermos pessoas frustradas contra pessoas alegadamente famosas, aparentemente ricas ou detentoras do que socialmente possa despertar em outras invejas, recalques, despeitos e frustrações devemos avaliar se o discurso apresentado tem fundamentações lógicas ou são mero fruto destes sentimentos individuais funestos... Ou se são mero Bullying Cultural construído por frustrados.

por Wellington R Costa

PS. Até que ponto as criticas ao blog de poesias de Bethânia podem ser consideradas um Bullying Cultural.

Rio Blues Night, com Alamo Leal

Hora
terça, 12 de abril · 19:00 - 22:00
Localização
Lapa Café
Av. Gomes Freire, 457 - Lapa
Rio de Janeiro, Brazil
Criado por
Delira Música
Mais informações
PROMOÇÃO DE ABRIL: vá em qq evento deste mês e ganhe PASSE LIVRE para qq evento de MAIO !!! Basta preencher a ficha de sorteio na entrada!


No Rio de Janeiro, há mais de vinte anos, o blues está presente na cena independente, tendo alcançado destaque nacional através de bandas pioneiras e ainda atuantes como o Blues Etílicos, e já extintas como o Big Allanbik e um pouco mais tarde o Baseado em Blues. Alguns desses músicos, junto a nomes da nova geração, estarão movimentando o blues na cidade no evento semanal Rio Blues Night.

Rio Blues Night acontecerá na mesma Lapa onde o gênero obteve sua maior vitrine através dos históricos shows no Circo Voador em fins de 80 / início dos 90. O principal centro da noite carioca estará à espera deste público, aficcionado por uma música abolutamente envolvente, mas também de um público jovem, que pretende a diversidade musical antes de tudo.

Um trio formado por três músicos de longa estrada no blues estará residente no Lapa Café, às terças-feiras e receberão os grandes solistas do blues nacional

Otávio Rocha, guitarrista do Blues Etílicos, reconhecido como um ícone da guitarra slide; Beto Werther, baterista do lendário Big Allanbik, grupo que alçou inclusive vôos internacionais, tendo gravado seu penúltimo disco nos Estados Unidos, e se apresentado no Blue Note; e o baixista revelação da década 00, integrante do trio Beale Street, César Lago.

Na estreia, em 05 de abril, o convidado foi o o cantor e guitarrista gaúcho Cristiano Crochemore.

Os próximos convidados de abril são Alamo Leal, dia 12, e Charles Zanol, dia 19.

O Lapa Café fica na Av. Gomes Freire, em frente a TVE, e sua principal atração é a carta com mais de 400 rótulos de cervejas do mundo inteiro !!!


*** NO TELÃO, GRANDES CLÁSSICOS DO BLUES MUNDIAL ***


Reservas: 3971-6812
Entrada: R$ 15,00

Produção: Delira Blues / Zema Produções

www.espacolapacafe.com.br

www.deliramusica.com